AASP logo
AASP logo

Notícias

15 filmes e séries para advogados maratonarem

Prepare-se para relaxar, se inspirar e se emocionar com a nossa seleção.

Não seria possível criar uma programação homenageando o dia do advogado (a), sem sugerir uma pausa relaxante, pensada para que você possa apreciar os 15 filmes e séries feitos para advogados maratonarem.

Sabemos que nem só de tribunais, processos, reuniões e contratos, vive o profissional de Direito. Espairecer é preciso! E no Mês da Advocacia AASP sugerimos atividades com essa proposta!

Para colocar em prática esse momento de descanso merecido, planejamos uma “descompressão” que engloba uma experiência universal: o cinema.

Selecionamos os melhores filmes e séries para advogados, já que falam sobre o seu dia a dia e que podem inspirá-lo(a) em diversos aspectos.

 

Advogados protagonistas

Para quem não se cansa de ver a sua profissão representada nas telonas e na TV, selecionamos 15 produções, sendo 12 filmes e 3 séries, para você “maratonar”.

 

12 filmes para advogados sobre advogados

1. A firma (1993)

Um jovem advogado que se vê envolvido com uma firma de lavagem de dinheiro e com laços diretos com a máfia. Além dos temas “hollywoodianos”, o filme questiona o código de ética entre advogado e cliente.

2. A condenação (2010)

A determinação em livrar seu irmão de uma pena injusta, que o levará à prisão perpétua, faz Betty Anne, sem dinheiro para arcar com um advogado, se forma em Direito em busca da liberdade de seu irmão.

3. Advogado do diabo (1997)

Famoso, esse filme retrata as possíveis armadilhas que a carreira jurídica pode apresentar. Será que vale tudo para se tornar um grande advogado?

4. A qualquer preço (1998)

Acostumado a firmar acordos milionários para sua empresa, Jan Schlittman se depara com um caso dramático, que busca justiça para a morte de oito crianças, de famílias distintas. O filme mostra sua mudança de foco e possível suicídio profissional, para ganhar o caso.

5. As duas faces de um crime (1996)

Advogado cujo interesse é ser destaque na mídia a todo custo, assume a defesa de um jovem rapaz acusado de assassinar um arcebispo, morto com 78 facadas. O desfecho da história pode surpreender a opinião pública e o advogado oportunista.

6. Um sonho de liberdade (1994)

O filme retrata a vida de presidiários em situações diferentes, em uma penitenciária que é um pesadelo para todos, localizada no Maine.

7. Erin Brockovich (2000)

Funcionária de escritório de advocacia, Erin descobre que a água da uma cidade no deserto está contaminada e adoecendo seus cidadãos. Determinada a investigar, utiliza diversos meios para convencer os moradores a colaborarem, terminando com um processo de 333 milhões de dólares em mãos.

8. A negação (2017)

O filme conta a saga de uma pesquisadora que se vê defendendo sua própria causa na justiça, contra um historiador que nega a parte da história que fala sobre o Holocausto, que para ele, nunca existiu.

9. Código de Honra (2011)

Mike e Paul são advogados e sócios e decidem levar aos tribunais o caso de uma enfermeira infectada pelo vírus HIV, contra uma das mais poderosas companhias médicas, defendida por um renomado advogado.

10. Justa causa (1995)

Professor de Harvard e advogado há 25 anos, Paul defende um prisioneiro negro que está no corredor da morte, acusado de estupro e assassinato. A história guarda grandes revelações ao longo do filme.

11. O advogado dos 5 crimes (1998)

Uma trama envolvente, na qual um advogado, afastado por ter tido um ataque em um de seus casos, em pleno tribunal, resolve se dedicar a escrever seu próprio livro. Para se inspirar, pega um volume inédito emprestado com um conhecido, e ao ir devolver encontra o autor morto. Diante da situação ele resolve publicar o livro como se fosse seu, sem imaginar que os crimes relatados no livro eram autobiográficos, fato que complica sua vida

12. O homem que fazia chover (1997)

Uma história emocionante de um jovem advogado que ajuda um casal a obter o valor necessário da empresa de seguros, para a cirurgia de seu filho.

 

3 séries com advogados marcantes

1. How to get away with murder

Lançamento 2014. Annalise Keating, renomada professora e advogada, seleciona seis de seus melhores alunos para aprender com seus casos reais e complexos. Seis temporadas e ainda sendo transmitida.

2. Demolidor (Daredevil)

Lançamento 2015. Para quem gosta de super-heróis, essa é a série ideal. Parceria entre Marvel e Netflix, apresenta Matthew Murdock, advogado com seus segredos, que defende os tribunais de dia e as ruas de noite. Três temporadas.

3. Suits

Lançamento 2011. Um escritório com advogados excelentes com diferenciais como: memória fotográfica, inteligência acima da média e astúcia e desenvoltura invejável. A primeira temporada já cativa a maioria dos fãs dessa série. Oito temporadas com a nona já confirmada.

 

 Venha assistir “A juíza”, na AASP

Além dos filmes e séries para advogados maratonarem em casa, convidamos a todos para assistirem, aqui na AASP, ao filmeA juíza, uma parceria com a Believe Films, organização de impacto socioambiental.

Por que esse filme:

  • Documentário mais assistido em 2018;
  • Duas indicações ao Oscar 2019 (melhor documentário e melhor trilha sonora);
  • Inspiração e ferramenta de debate em espaços como a Harvard School Law.

Aos 85 anos, a juíza da Suprema Corte Americana Ruth Bader Ginsburg se transformou em um ícone, deixando um legado e uma trajetória singulares. Como ela chegou até o posto mais alto da justiça americana era desconhecido até o lançamento desse documentário.

Mergulhado em suas vivências, o filme instiga alguns pontos essenciais para a  evolução, tanto pessoal quanto profissional.

Para se inscrever clique aqui

Tem coisa melhor do que se inspirar ao mesmo tempo em que se entretém?

Aproveite sua sessão de cinema particular!

 

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

Leia também: