Notícias
EDITORIAL
Um sonho de gerações de Advogados
Conforme já anunciou este Boletim, a Associação dos Advogados de São Paulo transferiu todas as instalações que havia em sua sede do Largo de São Francisco para o seu novo prédio, localizado na Rua Álvares Penteado, 151, também no Centro, concretizando, assim, um velho sonho acalentado por gerações e gerações de advogados que tiveram, ao longo dos últimos 60 anos, a gratificante missão de gerir os destinos da entidade que é considerada a melhor prestadora de serviços à Advocacia. Para marcar a inauguração desse novo edifício, foi realizado no auditório Roger de Carvalho Mange, no período de 17 a 20 do mês passado, um ciclo de debates que teve por tema “A ética nas relações do mundo jurídico”.
A decisão do Conselho Diretor da AASP, de comemorar a inauguração de sua nova sede com a promoção desse ciclo de debates – que contou com a participação de muitos associados, e também com a presença de autoridades -, foi motivada pela convicção de que a nova conquista da AASP deveria ser marcada pela impessoalidade que sempre caracterizou suas atividades, e que constitui, certamente, a razão de seu sucesso e do respeito que lhe tributam os associados, as autoridades e as demais pessoas que com ela se relacionam.
Realmente, desde sua fundação, em janeiro de 1943, a Associação dos Advogados de São Paulo tornou-se aliada imprescindível ao exercício da advocacia, não apenas em razão dos inúmeros serviços de apoio (por exemplo, leitura e remessa das publicações de intimações judiciais; este Boletim; a Revista do Advogado; a Biblioteca, com o seu serviço de pesquisa; os cursos, seminários e debates sobre todos os temas de interesse da classe), mas também por sua pronta atuação nos casos de dificuldades criadas à prática de nossa atividade profissional, além de intensa participação nas discussões sobre propostas legislativas ou textos legais, na busca de melhores condições para a atuação dos advogados e do aperfeiçoamento do ordenamento jurídico.
Dirigida sempre de forma impessoal, e contando com funcionários dedicados, empenhados em produzir o melhor resultado para os associados, a AASP cresceu na medida do respeito que angariou, contando hoje em seus quadros com mais de 65.000 sócios; e para continuar a fazer jus ao respeito deles, fez-se necessário procurar um novo espaço físico que pudesse abrigar suas instalações, as quais deveriam também crescer para possibilitar um melhor atendimento às necessidades de todos os associados. Com essa constatação elaborou-se há alguns anos um projeto para obtenção dos recursos financeiros necessários ao objetivo traçado, até que se chegou à aquisição do prédio, construído na década de 40, o qual foi totalmente reformado e dotado dos mais modernos recursos tecnológicos e de segurança. Tudo isso somente foi possível mercê de um longo e minucioso planejamento financeiro e estratégico adotado pela entidade. Recursos foram ao longo dos anos sendo reservados com a finalidade precípua de possibilitar a aquisição do imóvel, bem como para se fazer frente às reformas necessárias.
A inauguração dessa nova sede, com aproximadamente 8.000 m2, ao mesmo tempo em que reafirma a posição da AASP como uma das principais entidades de representação da classe dos advogados paulistas, abre também a possibilidade de ser alargada e dinamizada a enorme gama de serviços que hoje são colocados à disposição de seus mais de 65.000 associados.
O tradicional e imbatível serviço de “recortes”, que permite ao advogado receber via e-mail, e mesmo pessoalmente, todas as publicações oficiais veiculadas nos Diários Oficiais da União, Estado e Município, receberá mais investimentos que tornarão possível a aquisição de máquinas de última geração e aprimoramento do treinamento do pessoal, tudo com o escopo de tornar esse serviço ainda mais eficiente e confiável.
É preciso lembrar que o pioneirismo e a excelência de seu serviço de “recortes” angariaram à Associação dos Advogados de São Paulo uma inaudita credibilidade junto aos seus associados, tornando indissolúvel essa importante parceria firmada ao longo dos anos. Bem sabem os advogados que essa é uma tarefa de responsabilidade vital para todos quantos exercem a Advocacia e só pode estar confiada a quem tenha tradição e confiabilidade na sua execução.
As novas e moderníssimas instalações ainda possibilitarão a expansão da AASP no campo cultural, quer na utilização do acolhedor hall de entrada para exposições e lançamentos de livros, quer na realização de cursos para atualização dos profissionais da área, o que a entidade já vem fazendo com enorme reconhecimento de todos, mas que, agora, passa a fazê-lo num contexto muito mais amplo e profissional, já que passa a contar com cinco esplêndidos auditórios que variam de 60 a 355 lugares.
Outro serviço que será beneficiado com os generosos espaços criados é o setor de pesquisa de jurisprudência, hoje fundamental e indispensável para a retaguarda dos advogados que, premidos pela correria do dia-a-dia, podem contar com suporte da maior eficiência e constantemente atualizado.
A nova sede da AASP, portanto, certamente vai proporcionar aos associados mais e melhores serviços de apoio às suas atividades profissionais, mas também haverá de ser um espaço para a busca de solução dos inúmeros e cada vez maiores problemas que atingem nossa sempre tão atacada e incompreendida profissão. Por isso, mais do que o espaço físico conquistado, o novo edifício há de ser a tribuna livre dos advogados. Importa dizer que a tal resultado se chegou, mesmo sendo este o 5º ano consecutivo em que se mantém inalterado o valor da contribuição associativa.
E para que sua nova sede seja o espaço de todos os associados, a Associação dos Advogados de São Paulo convida-os a visitá-la, conhecê-la e usufruí-la. Afinal, é assim que vamos honrar e dignificar a conquista que é fruto do trabalho realizado por muitas gerações de advogados que construíram a AASP, ao mesmo tempo em que lançamos em solo fértil a semente que se transformará numa cada vez mais forte e respeitada Associação. A Associação dos Advogados de São Paulo.