AASP logo
AASP logo

Regulamento da Biblioteca Élcio Silva

Biblioteca Élcio Silva

­

Edifício Theotonio Negrão

­
Rua Álvares Penteado, 151 – 2° andar

Centro – São Paulo-SP

CEP 01012-905

Tel (11) 3291 9200

aasp.biblioteca@aasp.org.br

­

1. Funcionamento

­

1. 1. A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8 h às 19 h.

­

1.2. A Biblioteca não realiza empréstimo domiciliar, sendo somente permitida a consulta no próprio local.

­

1.3. Nos termos da legislação aplicável* e das normas internas da AASP, na Biblioteca não é permitido:

­

a) permanecer com pastas, bolsas, sacolas, mochilas ou quaisquer outros tipos de volumes na área das salas de consulta e estudos;

­

b) falar ao celular;

­

c) usar aparelhos sonoros sem fone de ouvido;

­

d) fumar;

­

e) consumir quaisquer tipos de alimentos ou bebidas na área das salas de consulta e estudos;

­

f) realizar refeições na área externa (terraço), exceto lanches rápidos;

­

g) consumir qualquer tipo de bebida alcóolica na área externa (terraço);

­

h) conversar em tom incompatível com o ambiente;

­

i) realizar trabalhos ou discussões em grupo na sala de leitura reservada;

­

j) usar tesoura, estilete ou cola;

­

k) filmar ou fotografar o interior da Biblioteca sem prévia autorização da Diretoria da AASP.

­

1.4. Os colaboradores da Biblioteca têm a incumbência de fiscalizar os materiais trazidos para dentro das salas de consulta.

­

1.5. Os usuários podem ingressar na Biblioteca portando apenas o material necessário à consulta ou ao estudo, sendo permitido o uso de notebooks e/ou tablets desde que sem o case protetor.

 

2. Acesso

­

2.1. O acesso à Biblioteca é permitido para os associados, assinantes e visitantes, sendo solicitada a identificação no balcão de atendimento.

­

2.2. Portador de marca-passo terá o acesso por porta exclusiva sem a aproximação da torre de segurança magnética.

­

3. Lockers (guarda-volumes)

­

3.1. A Biblioteca disponibiliza lockers (guarda-volumes), nos quais os usuários deverão obrigatoriamente depositar seus pertences, inclusive bolsas, sacolas, pastas, mochilas, cases de notebooks, entre outros, enquanto estiverem nas dependências da Biblioteca. Recomenda-se não deixar valores nos guarda-volumes.

­

3.2. As chaves devem ser retiradas no balcão de atendimento e devolvidas após sua utilização no mesmo local. Devem ser mantidas sob a guarda do usuário durante todo o tempo do depósito de bens.

­

3.3. O uso do locker é restrito ao período de permanência do usuário na Biblioteca. O usuário que sair da Biblioteca, por qualquer motivo, deverá retirar seu material e efetuar a devolução da chave no balcão de atendimento.

­

3.4. O material deverá ser retirado pelo próprio usuário, no mesmo dia, até o horário de fechamento da Biblioteca, conforme estabelecido no item 1 deste Regulamento.

­

3.5. Ao final do expediente, os lockers cujas chaves não foram devolvidas serão abertos pelos colaboradores da Biblioteca e da Supervisão e os objetos encontrados serão lacrados e encaminhados ao departamento de Segurança da AASP.

­

3.6. Nos casos de extravio/perda da chave pelo usuário, o locker será aberto pelos colaboradores da Supervisão com o acompanhamento do usuário, e será cobrado o valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), referente à confecção de nova cópia da chave e reposição do chaveiro com as mesmas especificações.

­

3.7. A Biblioteca não se responsabiliza por materiais esquecidos ou por eventuais extravios, seja em suas dependências, seja nos lockers, e se reserva o direito de não armazenar malas, bolsas, sacolas e outros pertences no balcão de atendimento.

­

4. Consulta ao acervo

­

4.1. Poderão ser consultados nas dependências da Biblioteca:

­

  1. a) livros;

­

  1. b) periódicos.

­

4.2. Ao usuário será permitido o acesso livre ao acervo aberto.

­

4.3. É vedado o acesso direto de usuários ao acervo fechado. Nesse caso, os colaboradores da Biblioteca serão acionados pelos usuários para a busca da obra solicitada.

­

4.4. As obras consultadas não devem ser recolocadas nas estantes, mas deixadas sobre as mesas ou no balcão de atendimento para serem guardadas pelos colaboradores da Biblioteca.

­

4.5. O usuário é responsável pela(s) obra(s) em seu poder e, consequentemente, por quaisquer danos ou extravios, tendo a obrigação de restituí-la(s) em perfeitas condições.

­

4.6. Os casos de extravio ou danificação das obras, tais como rasuras, marcas, anotações, supressão de capas e páginas, serão considerados dano ao patrimônio, sujeitando o responsável à respectiva reparação, mediante substituição da obra danificada por outro exemplar igual, de mesma edição e ano.

­

4.7. Em se tratando de obras raras ou esgotadas, a indenização será arbitrada pela Diretoria da AASP com base nas indicações do mercado especializado em tais obras.

­

4.8. Os colaboradores da Biblioteca poderão auxiliar o usuário na localização de livros e periódicos do acervo aberto.

­

4.9. A consulta às obras catalogadas como raras será feita com acompanhamento de um dos colaboradores, estando vedada a realização de cópias reprográficas ou utilização de caneta e lápis, sendo facultado o uso de notebooks, para apontamentos que julgar relevantes, ou registro de imagens através de tablets ou celulares sem a utilização de flash.

­

4.10. Para consulta das obras raras, serão fornecidas luvas e máscara descartável, que deverão ser utilizadas em seu manuseio.

 

5. Reprografia

­

5.1. O serviço de copiagem é disponibilizado na própria Biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 8 h às 18h45, mediante pagamento, sendo permitida a extração de cópias somente de livros e periódicos, nos limites estabelecidos pela legislação que regula os direitos autorais.

­

5.2. É permitida a reprodução de pequenos trechos de livros, até o limite máximo de 10% do total de suas páginas, e de um artigo completo por periódico, para uso privado, sem fins comerciais.

­

5.3. É permitido fotografar livros e periódicos, desde que comunicado com antecedência aos colaboradores da Biblioteca, para que possam acompanhar o procedimento, e respeitados os limites impostos pelas leis que regulam os direitos autorais.

­

6. Wireless

­­

6.1. O usuário poderá utilizar a rede de internet sem fio em seu notebook, tablet ou smartphone nas dependências da Biblioteca.

­

6.2. Associados/assinantes têm acesso à rede sem fio denominada ASSOCIADO e deverão utilizar a mesma senha pessoal utilizada para acesso ao Portal AASP.

­

6.3. Usuários não associados à AASP terão acesso à rede sem fio denominada VISITANTE mediante cadastro de documento pessoal (CPF) e fornecimento da senha provisória no balcão de atendimento da Biblioteca.

­

6.4. Eventuais problemas técnicos nos equipamentos dos associados não poderão ser resolvidos pelos colaboradores da Biblioteca nem por colaboradores de outros departamentos da AASP.

­

6.5. Não é permitido o acesso a sites de conteúdo ilícito, imoral, pornográfico ou violador da ordem pública e dos bons costumes, sujeitando o infrator às penas disciplinares previstas no Estatuto da AASP.

­

7. Sistema de segurança

­­

7.1. O pórtico localizado na entrada principal da Biblioteca destina-se a detectar a eventual saída não autorizada de material do acervo.

­

7.2. O portador de marca-passo deverá solicitar ao colaborador da Biblioteca que a entrada lateral seja liberada.

­

8. Tipos de pesquisa

­

8.1. A Biblioteca oferece os seguintes tipos de pesquisa por encomenda aos associados/assinantes:

­

  1. a) Por referência:

­

  • – Doutrina: livros e revistas;
  • ­
  • – Legislação;
  • ­
  • – Jurisprudência;
  • ­
  • – Intimações nos Diários Oficiais.

­

  1. b) Por assunto:

­

  • – Legislação.

­

9. Solicitação de pesquisas

­

9.1. Para solicitação de pesquisa por referência, exceto a pesquisa de publicação em Diário Oficial, o associado/assinante deverá preencher o formulário disponível no site da AASP (www.aasp.org.br, clicar no item “Suporte Profissional” no menu principal > Biblioteca > Pesquisa por referência > Formulário on-line).

­

9.2. Para as pesquisas de intimações nos Diários Oficiais, o associado deverá encaminhar a solicitação para o e-mail aasp.biblioteca@aasp.org.br, informando os dados completos da publicação (número do processo, vara, nome das partes e data de publicação). O pagamento será antecipado através de depósito bancário e mediante envio de comprovante para o e-mail citado acima.

­

9.3. Os serviços solicitados, além de poderem ser retirados na sede da AASP, têm as seguintes modalidades disponíveis para entrega: e-mail e correio (carta registrada ou Sedex).

­

9.4. O prazo de envio da pesquisa é o seguinte:

­

Tipo de pesquisa

Prazo

Doutrina – livro

em até seis horas úteis após a confirmação do pagamento

Doutrina – revista

Legislação

Repertório de Jurisprudência

Intimações nos Diários Oficiais

­

9.5. O prazo do item anterior deve observar os casos abaixo:

­

a) cartão de crédito: até seis horas úteis após a confirmação do pagamento pela administradora de cartões de crédito;

­

b) boleto bancário: até seis horas úteis a partir do dia útil seguinte à confirmação do pagamento pela instituição financeira;

­

c) depósito bancário: até seis horas úteis após a confirmação da operação pelo departamento Financeiro da AASP;

­

d) as confirmações de pagamento que forem recebidas até as 12 h serão atendidas no mesmo dia;

­

e) os prazos podem sofrer alterações em virtude da complexidade do pedido.

­­

9.6. Os serviços com a opção de retirada na sede da AASP ficam à disposição dos associados por dez dias úteis. Após este prazo, são descartados e encaminhados para reciclagem.

­

10. Pagamento

­

10.1. O pagamento das solicitações pelo formulário on-line deve ser efetuado antecipadamente, por meio de boleto bancário ou de cartão de crédito (Mastercard, Visa, Amex, Hipercard e Elo emitidos no Brasil).

­

Cartão de crédito

­

10.1.1. O pagamento em cartão de crédito segue as regras abaixo:

­

a) Ao digitar os números do cartão, não utilize pontos nem traços.

­

b) O sistema recusa qualquer informação que não corresponda a um número válido de cartão de crédito ou de data de validade.

­

c) Ao final da operação, a administradora informará se a transação foi ou não bem-sucedida.

­

d) O pagamento será efetuado em área segura do nosso site.

­­

Boleto bancário

­

10.1.2. O boleto bancário vence no primeiro dia útil após a data da emissão e pode ser pago em qualquer agência da rede bancária, caixas eletrônicos ou pelo Internet Banking.

­

10.1.2.1. O associado deve seguir as orientações abaixo para impressão do boleto bancário:

­

a) Utilize uma impressora tipo jato de tinta (ink jet) ou laser no modo normal de impressão (não use a opção rascunho).

­

b) Para imprimir o boleto, clique no botão “Emitir” no item “Boleto Impresso” ou digite seu e-mail no campo respectivo para receber o boleto eletrônico diretamente em sua caixa de mensagens.

­

10.1.2.2. Não fure, dobre ou risque a região do código de barras. Expirado o prazo de vencimento, o associado deverá preencher novamente o formulário on-line e imprimir novo boleto.

­

10.1.2.3. O pagamento será considerado efetivado após a confirmação da instituição financeira ou da administradora de cartões de crédito. A confirmação de pagamento é feita automaticamente pelos bancos, portanto, não é preciso enviar qualquer notificação para a AASP.

­

Na sede da AASP

10.1.2.4. O associado pode ainda efetivar o pagamento do boleto bancário na Rua Álvares Penteado, 151 – 4º andar – Centro – SP.

­

11. Acompanhamento de solicitação

­­­

11.1. Por meio do número gerado no momento do pedido, os associados podem acompanhar suas solicitações no site da AASP.

­­

11.2. São encaminhados e-mails informativos nas seguintes situações:

­

a) confirmação da solicitação e do pagamento;

­

b) solicitação expirada (decorrido o prazo de pagamento da solicitação);

­

c) solicitação cancelada (por impossibilidade de realização);

­

d) solicitação estornada (a pedido do associado ou por não localização do material solicitado no acervo);

­

e) finalização da pesquisa.

­

11.3. Para cada item do pedido, é encaminhado um e-mail com o link para o download do resultado da pesquisa.

­

12. Cancelamento da pesquisa

­­

12.1. O associado deve formalizar o pedido de cancelamento da solicitação até uma hora após o pagamento, com a indicação dos motivos, enviando-o para o e-mail aasp.biblioteca@aasp.org.br, mencionando o nome completo, o número da inscrição na AASP e o número do pedido.

­­

13. Valores

­­

13.1. Os valores são fixos, de acordo com o serviço solicitado. Os valores das postagens (Sedex e carta registrada) não estão inclusos no valor do serviço, mas serão apresentados para pagamento.

­­

Pesquisas com referência

­

Tipo de pesquisa

Preço

Doutrina – livro

R$ 12,10

Doutrina – revista

Legislação

Repertório de Jurisprudência

Intimações nos Diários Oficiais

R$ 12,10
(até duas datas pesquisadas + R$ 1,50 por data adicional)

­­

13.2. Os valores atribuídos às despesas com postagens podem sofrer alterações, sem prévio aviso, de acordo com a prática adotada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

­­

13.3. Caso os serviços não tenham sido realizados ou não haja o material no acervo da Biblioteca, o valor total será creditado na ficha financeira do associado, tanto para os pagamentos feitos por cartão de crédito quanto para os realizados por meio de boleto bancário, a fim de que possam ser utilizados em quaisquer outros serviços prestados pela AASP.

­­

14. Disposição geral

­

14.1. A Biblioteca está cadastrada no Conselho Regional de Biblioteconomia, 8ª Região, sob o nº 0543, com a denominação de “Biblioteca Élcio Silva”.

­

14.2. Os casos omissos neste regulamento serão deliberados pela Diretoria da AASP.

­

* Lei Municipal nº 13.929, de 18/11/2004 – Altera dispositivos da Lei nº 11.545, de 7 de junho de 1994, que disciplina o uso de aparelhos de telefonia celular e congêneres no interior dos locais que especifica, e dá outras providências.

­

* Lei Estadual nº 13.541, de 7/5/2009 – Proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, na forma que especifica.

­

Versão nº 11, revisada em 30/11/2023.