AASP logo
AASP logo

Notícias

TRT-ES retoma as atividades presenciais a partir do dia 21/6

As atividades presenciais no TRT-ES serão retomadas a partir da próxima segunda-feira (21/6)com 25% da força de trabalho das unidades judiciárias, desde que a Grande Vitória e as cidades do interior com VTs permaneçam em risco moderado ou baixo para a contaminação pela Covid-19. O próximo mapa de risco será divulgado pelo Governo do Estado no dia 18/6. 

A volta ao trabalho presencial observará as ações necessárias para o combate à doença, conforme estabelecido pelo Plano de Retomada das Atividades Presenciais, elaborado pelo Setor de Saúde do TRT-ES. Entre as medidas, está a obrigatoriedade do uso de máscara para todos, inclusive os imunizados, e a adequação do ambiente de trabalho para a manutenção do distanciamento social. 

Retorno gradual

Nos primeiros 30 dias do início da retomada do trabalho presencial, o retorno será de até 25% da força de trabalho. Após os primeiros 30 dias, o incremento de mais 25% da equipe se dará a cada 15 dias, desde que mantido o risco moderado ou atingido o risco baixo, na capital. 

No nível de risco moderado, o percentual máximo de retorno às atividades presenciais será de 50%. 

Profissionais do grupo de risco deverão retomar ao trabalho somente após 14 dias da administração da última dose da vacina. O mesmo prazo vale para aqueles que coabitem com pessoas de grupo de risco, sendo que a volta às atividades presenciais só será possível após declaração comprovando que o parente completou o esquema vacinal. 

Grávidas permanecerão em trabalho remoto, independentemente de terem completado o ciclo completo de imunização.

Os casos de altíssimo risco serão tratados pontualmente pelo Setor de Saúde.

Na elaboração da escala de revezamento dos servidores em trabalho presencial, os gestores das unidades deverão observar as normas elaboradas pelo Setor de Saúde.

Apesar de o trabalho interno presencial estar liberado nas Varas do Trabalho da capital, sem atendimento ao público, a realização de audiências presenciais e híbridas continuará restrita às salas provisórias localizadas no térreo do edifício-sede. 

Organizando o ambiente de trabalho

As estações de trabalho deverão ser organizadas de forma a manter o distanciamento mínimo de 2 metros entre os profissionais.

Todos os objetos desnecessários deverão ser retirados de cima das mesas e balcões, sendo guardados em gavetas e armários, para evitar a contaminação cruzada.

Superfícies de toque, pisos, paredes, forro de banheiro, refeitórios, vestiários e afins serão desinfectados a cada duas horas. Mesas, cadeiras, teclados, mouses e aparelhos telefônicos deverão ser higienizados com álcool 70% a cada turno de trabalho.

Essas e demais regras podem ser conferidas no vídeo abaixo e no Plano de Retomada das Atividades Presenciais. 

Leia também: