AASP logo
AASP logo

Notícias

TRT da 2ª Região inaugura espaço da advocacia trabalhista em seu Ed. Sede

Em mais um ato de aproximação entre a advocacia e a Justiça do Trabalho de São Paulo, foi inaugurado, na sexta-feira (13), um novo espaço, no 5º andar do Ed. Sede do TRT da 2ª Região, em São Paulo-SP: o Espaço da Advocacia Trabalhista – Sala Agenor Barreto Parente. O local foi destinado para a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e para a Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP), que o utilizarão como ponto de apoio e de serviços para advogados (na imagem abaixo, desenlace da fita inaugural; confira, ao final, a reportagem em vídeo sobre a inauguração).

A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes do Corpo Diretivo do TRT-2; de magistrados e servidores da instituição; da vice-presidente administrativa do TRT-15, Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, e do desembargador Francisco Giordani, do mesmo TRT de Campinas; do presidente da Amatra-2, juiz Farley Ferreira; de membros da comunidade jurídica como o advogado trabalhista Luís Carlos Moro e de representantes da AASP, da AATSP, da Abrat (Magnus Farkat), da OAB-SP (Jorge Pinheiro Castelo); de membros de entidades sindicais; além da esposa (Ida) e dos filhos (Nelson e Artur) do advogado trabalhista homenageado, Agenor Barreto Parente, um dos fundadores da AATSP, falecido em abril deste ano na capital.

“Um evento dessa natureza faz cumprir a promessa que esta administração assumiu de estarmos lado a lado, caminhando sempre pelo mesmo ideal, que é o ideal da justiça”, afirmou, em seu discurso, a presidente do TRT da 2ª Região, desembargadora Rilma Aparecida Hemetério. “É uma grande honra termos essa sala que recebe o nome do grande jurista, pessoa de valor incalculável, que é o doutor Agenor Parente”, destacou.

A vice-presidente administrativa do TRT-2, desembargadora Jucirema Maria Godinho Gonçalves, saudou os presentes e afirmou que o Tribunal chega a um sonho, de reunir toda a advocacia com a área trabalhista. “Ficamos muito felizes e muito satisfeitos com essa participação conjunta, inovadora entre os tribunais. Aos advogados, sintam-se à vontade, vocês estão em casa”, disse.

Representando a AASP, a conselheira Elaine Beltran agradeceu à administração do TRT-2 pela destinação da sala e ressaltou a importância do diálogo entre o Tribunal e a advocacia. “A inauguração desse espaço glorifica toda a comunidade jus-laboralista, homenageia essa Justiça Especializada e reconhece a importantíssima contribuição do doutor Agenor Barreto Parente”, resumiu.

A presidente da AATSP, Sarah Hakim, afirmou que “a Justiça do Trabalho é um sistema em que advogados, magistrados, servidores e procuradores são interdependentes, cabendo a nós a simbiose de enfraquecimento ou de fortalecimento da classe, da cidadania, da Justiça do Trabalho e da justiça social”. E destacou a importância do acolhimento que esse novo espaço proporcionará aos advogados na casa da Justiça.

Fez-se, então, o desenlace da fita de inauguração do espaço e, em seguida, todos foram convidados a conhecer a sala, onde foi oferecido um bufê (nas fotos abaixo, as desembargadoras Rilma e Jucirema, e as advogadas Elaine e Sarah).

   

Usos para advogados

Segundo a AASP, o novo espaço da advocacia no Ed. Sede do TRT-2 poderá ser utilizado como área de convivência entre os advogados, para uso de computadores para digitalização, elaboração de petições e utilização do PJe, para breves reuniões entre advogados e seus clientes (mediante reserva prévia) e para emissão de certificado digital.

Os usos previstos pela AATSP incluem também a emissão de certificado digital, suporte de perito contador para auxílio quanto aos cálculos estimados pelos advogados nas petições iniciais, local de abrigo durante as sustentações orais, espaço para leitura de obras jurídicas e acesso a conteúdo multimídia de cursos disponibilizados pela associação, entre outros.

Vale lembrar que o Ed. Sede do TRT-2 abriga mais um espaço dessa natureza, a Sala dos Advogados Dr. José Granadeiro Guimarães, em homenagem a outro advogado trabalhista notório, falecido em 2008. O local é disponibilizado para a OAB-SP e encontra-se no 7º andar. O Ed. Sede do TRT da 2ª Região fica na Rua da Consolação, 1272, em São Paulo-SP.

Texto: Agnes Augusto; Fotos: Hernan Sandres – Secom/TRT-2

Leia também: