AASP logo
AASP logo

Notícias

Tribunal de Justiça fecha parceria com instituições para uso da comunicação eletrônica

A partir de agora, a tramitação de documentos importantes entre o TJRR e diversas instituições passa a ser realizado por meio de malote digital
Foi assinada na manhã desta sexta-feira, dia 11, uma portaria conjunta entre a Corregedoria-Geral do TJRR e instituições dos Governos Estadual e Municipal para que a partir de agora o envio de documentos seja realizado por meio de malote digital, proporcionando maior economia ao serviço público, eficiência e contribuindo para a sustentabilidade.
Estão juntas nesta nova modalidade de comunicação as seguintes instituições: Segad (Secretaria Estadual de Administração e Gestão Estratégica), Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania), Polícia Civil do Estado de Roraima, CEF (Caixa Econômica Federal em Roraima), GCMBV (Guarda Civil Municipal de Boa Vista), SMAG, (Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas), PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Roraima e PMRR (Polícia Militar de Roraima).
O corregedor-geral de Justiça do TJRR, desembargador Almiro Padilha, ressalta que a medida visa tornar mais célere a tramitação de processos e demais documentações que necessitem de resposta em um curto espaço de tempo. Ficam de fora da comunicação digital apenas os documentos que exijam remessa exclusiva por outro meio, tais como ofícios, requisições e intimações.
“A comunicação digital é economia de tempo e é o curso natural do desenvolvimento para a administração pública. Isso vai melhorar e diminuir o tempo dos trâmites, pois não tem mais sentido expedir documentos em papel se podemos criar mecanismos eletronicamente. A ideia principal é facilitar e gerar ainda mais resultados”, destacou.
O comandante da Polícia Militar, coronel Elias Santana, acredita que essa nova forma de comunicação, além de dar maior celeridade ao trabalho, vai beneficiar os cidadãos e gerar economia para o Estado, uma vez que o papel não será mais usado. “Vamos deixar de usar papel e atingir o objetivo que sempre buscamos: a eficiência, sobretudo no trato com o cidadão”, observou.
Para o secretário municipal de Administração, Paulo Bragato, a comunicação eletrônica representa facilidade. “Torna tudo mais simples: a comunicação, os prazos; tudo fica encaminhado e acelerado”, comentou.
O secretário estadual de Justiça e Cidadania, André Ferreira, destaca que para o Sistema Prisional o malote digital veio na hora certa.  “Vai acelerar bastante o cumprimento das decisões e pedidos”, afirmou.

Leia também: