AASP logo
AASP logo

Notícias

TRF3 irá implantar E-VARAS E Central de Processamento Eletrônico em Santos

Novas ferramentas irão auxiliar no processamento das ações que tramitam no PJe

O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), presidido pela Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, irá realizar, na próxima segunda-feira (3/2), às 17 horas, solenidade de implantação do Programa de Processamento Judicial Eletrônico (e-Vara) e de instalação da Central de Processamento Eletrônico (CPe) da 4.ª Subseção Judiciária do estado de São Paulo, em Santos.

O Programa e-Vara prevê a revisão do ambiente organizacional das unidades jurisdicionais da Primeira Instância, mediante a criação de CPe, exclusivamente voltadas para a execução de tarefas padronizadas, sem cunho decisório e realizadas em ambiente compartilhado que ultrapassa os limites físicos das atuais varas.

O projeto inicial foi concebido no Laboratório de Inovação (iJuspLab) e aprofundado de forma participativa, incorporando inúmeras ideias e sugestões. A princípio, será implantado um programa-piloto, na Subseção de Santos, abrangendo as varas com competência cível e previdenciária.

As novas ferramentas serão utilizadas pela Justiça Federal no processamento e armazenamento das ações que tramitam no Processo Judicial Eletrônico (PJe). As e-Varas serão responsáveis por toda atividade decisória, realização de audiências e gestão do acervo eletrônico; a CPe irá auxiliar o processamento das ações no ambiente PJe, mediante a execução de tarefas padronizadas.

A solenidade contará com a participação da Presidente do TRF3; da Diretora do Foro da Seção Judiciária do Estado de São Paulo, Juíza Federal Luciana Ortiz; da Diretora da 4.ª Subseção Judiciária do estado de São Paulo, Juíza Federal Alessandra Aguiar; e do Coordenador da Central de Processamento Eletrônico da 4.ª Subseção Judiciária, Juiz Federal Décio Gabriel Gimenez.

O evento será realizado no Fórum da Justiça Federal em Santos, na Praça Barão do Rio Branco, n. 30, Centro.

Evento: Solenidade de Implantação das e-Varas e da Central de Processamento Eletrônico
Data: 3 de fevereiro de 2020
Horário: 17 horas
Local: Praça Barão do Rio Branco, n. 30 – Centro – Santos (SP)

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Leia também: