AASP logo
AASP logo

Notícias

Semana Nacional da Conciliação tem início no Paraná com estimativa diária dos acordos

Semana Nacional da Conciliação tem início no Paraná com estimativa diária dos acordos
O TJPR criou o Conciliômetro, uma ferramenta capaz de mensurar os dados referentes às audiências de conciliação e mediação realizadas em todo o Estado
Ter, 05 Nov 2019 07:10:55 -0300

A Semana Nacional da Conciliação teve início no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) nesta segunda-feira (4/11), num evento realizado na Prefeitura de Curitiba. Com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais, a cerimônia marcou a abertura das atividades da campanha promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O Presidente do TJPR destacou a importância da conciliação para a administração do Poder Judiciário – iniciativa capaz de reduzir o número de processos ativos e tornar mais eficiente o atendimento ao jurisdicionado. “Temos mais de 180 milhões de processos em andamento, sendo 3 milhões deles na Justiça Estadual do Paraná. É preciso que nós tenhamos uma cultura diferente, que o Poder Judiciário utilize esses meios socialmente adequados para a solução dos conflitos, que trazem muito mais efetividade à prestação jurisdicional”, pontuou.

Representando a Justiça Federal, a Juíza Anne Karina Stipp Amador da Costa, coordenadora do Centro Judiciário de Conciliação (Cejuscon) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), apresentou os números alcançados pela instituição com relação à conciliação. De acordo com a magistrada, apenas neste ano, 47 mil processos foram concluídos por acordo no TRF4. “Nós fazemos conciliação o ano todo, mas a Semana Nacional da Conciliação é muito importante para valorizar esse serviço prestado pelo Judiciário. A conciliação não é um meio alternativo de solução de conflitos, ela é o meio mais adequado”, destacou a juíza.

Para a Procuradora Samia Saad Gallotti Bonavides, que representou o Ministério Público do Paraná (MPPR), as metodologias alternativas de resolução de conflitos têm a finalidade de aproximar as pessoas. “Nós acreditamos nisso como uma grande mudança social”, afirmou. “Não estamos apenas auxiliando a justiça, essa é uma nova forma de nos relacionarmos em sociedade”, acrescentou.

O Prefeito de Curitiba defendeu a importância de realizar a conciliação durante o ano todo. “Nós, aplicando medidas socialmente úteis, aplicando a justiça próxima do povo, tornamos a sociedade melhor. Entendemos que a cidade é um lugar melhor quando é mais justa. Eu desejo que a simbólica Semana da Conciliação se estenda por todos os dias do ano”, afirmou.

Como Coordenador da Semana Nacional da Conciliação, o 2º Vice-Presidente do TJPR abriu oficialmente as atividades da campanha, lembrando que a promoção da pacificação social é um compromisso contínuo do Poder Judiciário. “Do dia 4 ao dia 8 iremos solucionar problemas de todas as ordens – não só processos. Até mesmo os conflitos que não foram ajuizados poderão ser resolvidos nessa semana. É importante destacar que tudo isso acontece não só na Semana Nacional: o que se pretende é difundir, cada vez mais, a cultura da solução do conflito de forma consensual”, ressaltou.

Conciliômetro

A 2ª Vice-Presidência do TJPR, em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), criou o Conciliômetro – uma ferramenta capaz de mensurar os dados referentes às audiências de conciliação e mediação realizadas em todo o Estado. Com isso, é possível verificar, em tempo real, os números alcançados pela resolução consensual de conflitos no Paraná inteiro.

Um primeiro balanço feito por meio dessa ferramenta mostrou que, até o final do mês de setembro, mais de 300 mil audiências de conciliação e mediação foram realizadas pelo Poder Judiciário paranaense, com mais de 55 mil acordos firmados e quase 94 mil cidadãos atendidos.

O levantamento ainda destacou o trabalho desenvolvido na fase pré-processual (com conflitos que ainda não têm processos ajuizados) pelos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs): nestes casos, o índice de acordo chega a 75%.

Para saber mais informações sobre a Semana Nacional da Conciliação e acompanhar as atualizações do Conciliômetro do TJPR, acesse: www.tjpr.jus.br/semanadaconciliacao.

Fonte: TJPR

Leia também: