AASP logo
AASP logo

Notícias

PJBA retoma sessões do tribunal do júri após início da pandemia da covid-19

O Poder Judiciário da Bahia (PJBA) retomou as sessões do Tribunal do Júri, que estavam suspensas desde o início da pandemia da Covid-19. No Fórum Ruy Barbosa, o 1° Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Salvador já realizou dois julgamentos. Vale destacar que estão sendo tomados todos os cuidados indicados pelos órgãos de saúde, para evitar a disseminação do Coronavírus.

A primeira sessão realizada pelo 1° Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri ocorreu no dia 01/09 e a segunda em 03/09, cada uma delas durou cerca de oito horas. No primeiro julgamento, o réu foi condenado por homicídio qualificado a uma pena de 12 anos de reclusão. No segundo, o acusado recebeu, por tentativa de feminicídio, uma pena de 10 anos e um mês.

Destaca-se que ainda neste mês de setembro, o 1° Juízo da 1ª Vara tem outras sessões do Tribunal do Júri agendadas para esta quinta-feira (09), e para os dias 13, 20, 22, 24, 28 e 30.

“A retomada das sessões de julgamento foi muito importante para o regular andamento dos processos, sobretudo os que envolvem réus presos, tendo em vista a necessidade de imprimir celeridade a tais feitos. As ações que são julgadas no Tribunal do Júri envolvem os crimes dolosos contra a vida, e a realização das sessões representa o fim do processo com a resposta da sociedade ao ato praticado”, explica a Juíza Gelzi Maria Almeida Souza Matos, responsável pelo primeiro júri de Salvador, após o início da pandemia.

As sessões estão sendo realizadas obedecendo aos protocolos estabelecidos no Ato 23/2021 do PJBA, de 22/07/2021, que dispõe sobre o retorno programado das atividades presenciais do Tribunal do Júri do Poder Judiciário do Estado da Bahia, e dá outras providências.

Leia também: