AASP logo
AASP logo

Notícias

Mulheres são maioria entre os integrantes da Justiça do Trabalho de São Paulo

Uma justiça feita para atender a todos os que dela precisam, com um olhar atento ao direito específico das mulheres em suas atividades laborais. Uma justiça feita historicamente por muitos homens, porém atualmente conduzida também por muitas mulheres, que já são maioria entre os magistrados e servidores do TRT-2.

Dados internos contabilizam, até 31 de janeiro de 2019, 3.133 mulheres atuando no TRT da 2ª Região, o que representa 53% do total da mão de obra em atividade atualmente. Dessas, 313 são magistradas (58,1%), 2.819 são servidoras (52,5%) e 465 são terceirizadas (40,8%). São mulheres que dedicam seus esforços e oferecem sua força de trabalho, diariamente, para ajudar a garantir o equilíbrio nas relações entre patrões e empregados. Além disso, 52,6% dos cargos de liderança do TRT-2 são ocupados por mulheres. Um motivo de orgulho, para ser celebrado neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Por feliz coincidência, um grupo de seis juízas, vindas de outros tribunais, acaba de se juntar ao TRT-2. Elas tomaram posse na sexta-feira (1º), no Ed. Sede, onde foram recebidas e cumprimentadas pela presidente do Tribunal, desembargadora Rilma Aparecida Hemetério. “A posse de somente magistradas mulheres demonstra o empoderamento que alcançamos na Justiça do Trabalho”, afirmou a presidente durante seu discurso.

O TRT-2 apoia ações relativas ao tema e participa de eventos relacionados ao mês da mulher. No dia 11, por exemplo, haverá a cerimônia de comemoração do Dia Internacional da Mulher na AATSP; no dia 13, o Sintrajud, em parceria com outras entidades, realiza o Seminário “Assédio sexual não pode ser segredo de justiça”; no dia 21, será realizado pela Ejud-2 o evento cultural Diálogo sobre gênero e raça: a mulher e o mundo do trabalho, que está com inscrições abertas.

Neste 8 de março, o TRT-2 felicita todas as mulheres brasileiras e agradece a toda força feminina que ajuda a Justiça do Trabalho a avançar um pouco mais a cada dia. Feliz Dia Internacional da Mulher!

Leia também: