AASP logo
AASP logo

Notícias

INSTITUCIONAL: Sessões de julgamento do TRF 1ª Região passam a ser transmitidas em tempo real pelo YouTube

A partir desta segunda-feira, dia 17 de agosto, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), com sede em Brasília e jurisdição sobre 14 Unidades da Federação, passa a transmitir as sessões de julgamento dos órgãos julgadores ao vivo também pelo canal oficial do TRF no YouTube. A iniciativa é mais uma inovação da Corte, pioneira na transmissão de seus julgados em tempo real na página do TRF1 na internet, desde 2004, por meio do Sistema Integrado de Divulgação Jornalística (Sidjor).

Com isso, o TRF1 dá mais um passo na sua constante busca para aproximar o cidadão do Poder Judiciário. Agora, o público externo ganha mais uma opção para acompanhar, ao vivo, as sessões de julgamento públicas do seu interesse pelos canais dos órgãos julgadores no YouTube, plataforma já conhecida dos usuários.

Acesso – o acesso ao novo canal de transmissão pode ser realizado por meio do portal do TRF1 na internet ou diretamente no Canal do TRF1 no YouTube pelo canal do órgão julgador procurado.

Quem desejar assistir a uma sessão de julgamento deverá acessar o portal do TRF1 e clicar no ícone “Transmissão de Julgamento”, no menu “Acompanhe o TRF”. Após clicar no ícone, o usuário deve escolher à que sessão deseja assistir. Por exemplo: se você deseja visualizar a sessão que está ocorrendo no Plenário, clique em “Plenário” e, depois, selecione a opção “Público Externo”. A página direcionará o usuário, automaticamente, para o canal do órgão julgador selecionado.

Uma outra opção de acesso é escrever diretamente na barra de busca do YouTube o nome do órgão julgador desejado. Exemplo: se você deseja assistir à sessão de julgamento da 1ª Turma, deve digitar, “1ª Turma do TRF1”, sempre assim, com o numeral indicando a turma e a especificação “do TRF1”. O mesmo procedimento vale para o “Plenário do TRF1” ou “Corte Especial do TRF1”. A busca levará você a um filtro com a especificação do canal escolhido e você deve selecionar a opção. Estando no canal desejado, você poderá subscrevê-lo e ativar as notificações para ser avisado sempre que houver uma sessão daquele órgão julgador.

Segundo o supervisor da Seção Técnica e de Produção Audiovisual (Sepad) da Assessoria de Comunicação do Tribunal (Ascom) e responsável pela implementação das transmissões pelo YouTube, Ramon da Silva Pereira, “como cada Turma terá seu próprio canal de transmissão de julgamentos, isso possibilitará o armazenamento de todas as sessões. Quem desejar assistir às sessões que já aconteceram, poderá buscar nas playlists, que são organizadas por mês, em que mês aconteceu a sessão”, explicou.

Para o público interno, o acesso permanece da mesma maneira. Já os participantes das sessões de julgamento, como advogados que desejem fazer sustentação oral, estes devem cadastrar-se diretamente com as coordenadorias das turmas. Os contatos estão disponíveis no portal do Tribunal, no banner Atendimento Virtual.

Mais informações relacionadas ao acesso podem ser obtidas pelo telefone 3314.5609.

TRF1 e as transmissões de julgamento: Em 19 de novembro de 2004, o TRF 1ª Região entrou para a história como o primeiro tribunal do País a transmitir todos os seus julgamentos pela internet. A iniciativa era parte do Sistema Integrado de Divulgação Institucional e Jornalística (Sidjor) e colocou o Tribunal um passo à frente na constante busca por inovações que aproximem o cidadão do Poder Judiciário. Clique aqui para ler a matéria de lançamento do Sidjor feita à época.

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Leia também: