AASP logo
AASP logo

Notícias

Giro AASP: notícias do STJ, TRF-1 e mais

Acompanhe a edição de hoje do Giro AASP, que reúne notícias e informações relevantes dos tribunais, conselhos e órgãos judiciários brasileiros. Estes são os destaques do dia:

 

TRT-4 – Suspendeu as atividades presenciais em 49 municípios, incluindo Porto Alegre. Os municípios estão em regiões que receberam o “Alerta” no sistema 3As de monitoramento da Covid-19 no Rio Grande do Sul, conforme divulgado pelo governo do Estado.

Saiba mais. 


TRF-1 – A 2ª Turma negou provimento a agravo de instrumento, no qual a agravante pretendia impugnar decisão que indeferiu o pedido de arbitramento de honorários sucumbenciais, em sede de execução e cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública, não embargada. 

Confira.


TRF-4 – Definiu que faz jus à gratuidade de justiça o litigante cujo rendimento mensal não ultrapasse o valor do maior benefício do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), sendo suficiente, nessa hipótese, a presunção de veracidade da declaração de insuficiência de recursos. 

Acesse.


TJCE – Determinou o fim da integração do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP) com o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) e o Processo Judicial Eletrônico (PJe) para emissão de peças como mandados de segurança, contramandados e alvarás de soltura. 

Leia mais.


STJ – ​Iniciará no próximo dia 1º/2 o ano judiciário de 2022 com uma sessão da Corte Especial, marcada para as 14 h. A reunião será realizada em formato híbrido – presencial e por videoconferência – e terá transmissão ao vivo pelo canal do STJ no YouTube.

Veja mais.


TRF-1 – A 5ª Turma deu provimento à apelação de um candidato à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para reconhecer o direito dele, com síndrome de Down, à adaptação curricular das provas de seleção do Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM – I, II e III) ou à abertura de outra forma de seleção para ingresso na UFJF, que leve em conta as necessidades específicas decorrentes de sua deficiência.

Saiba mais.


Leia também: