AASP logo
AASP logo

Notícias

Dica Cultural AASP para o mês de setembro

Confira os livros que selecionamos para você ampliar seus conhecimentos jurídicos em setembro.

Suprema Corte dos Estados Unidos: casos históricos

(IDP, 2021)

Desde a primeira vez que se reuniu, em 1790, a Suprema Corte norte-americana já julgou milhares de casos que influenciaram decisões em tribunais do mundo todo. O livro escolhido pela Editora AASP como Dica Cultural desta semana reúne artigos sobre os principais casos tratados pela mais alta corte dos Estados Unidos, que serviu de inspiração para a criação do nossohttps://www.aasp.org.br/produtos-servicos/tribunais-aasp/custas-judiciais-federais/custas-judiciais-federais-supremo-tribunal-federal/ Supremo Tribunal Federal (STF).

Compliance e Direito Penal

(Amanuense, 2022)

Os programas de integridade desenvolvidos nas corporações têm a finalidade de proteger a sociedade, como um todo, dos riscos advindos de uma má gestão, como corrupção ou suborno, para citar alguns exemplos. Como forma de combate ao crime, o compliance reforça a ideia de controle, de vigilância, e vai ao encontro daquilo que, no Brasil, consta inclusive na Constituição da República.

Lembranças do mundo jurídico

(Editora GZ, 2021)

A obra traz recordação de fatos ocorridos no mundo jurídico após 1960, com a criação da nova capital federal – Brasília. O autor Roberto Rosas, que vivenciou todos os acontecimentos ilustradores do desempenho do Judiciário e do universo jurídico brasileiro, nos brinda com suas percepções como advogado, professor da Universidade de Brasília e ministro do Tribunal Superior Eleitoral. Trata-se de um livro importante para a história política e jurídica do país e, por esta razão, é a escolha da Editora AASP para Dica Cultural.

Nothing to hide: the false tradeoff between privacy and security

(Yale University Press, 2011)

No livro “Nothing to hide: the false tradeoff between privacy and security” (Nada a esconder: a falsa troca entre privacidade e segurança, em tradução livre), o professor de Direito da Universidade de Washington (EUA), Daniel J. Solove, explica como a lei protege a privacidade, além de expor preocupações com as novas tecnologias, apontando falhas no nosso sistema atual. A obra traz argumentos poderosos e convincentes para alcançarmos um equlíbrio entre pivacidade e segurança, revelando a importância desse contraponto para proteger nossa democracia e liberdade.

É possível fazer o download gratuito da publicação, em sua versão original, clicando aqui.

Leia também: