AASP logo
AASP logo

Notícias

Dica Cultural AASP para o mês de dezembro

Confira os livros que selecionamos para você ampliar seus conhecimentos jurídicos.

­­

A prática da advocacia exige conhecimento de vasto repertório, não somente jurídico, mas também cultural.

­

­

Pensando em auxiliar você a ampliar seus conhecimentos, a equipe da Editora AASP selecionou livros imperdíveis para o editorial da Dica Cultural AASP de dezembro.

­

­

Confira a seguir:

Estudos críticos e diálogos jurídicos

(Dialética, 2022)

­­

­­

Organizada pelas pesquisadoras Bianca Tito e Bibiana Terra, a obra conta com ensaios de 22 articulistas, todos juristas renomados, que trazem argumentos para fundamentar o debate sobre pamprincipiologismo e discricionariedade judicial, sistema representativo em tempos de pandemia, seletividade penal, ética no Direito, direito das mulheres, decisões judiciais, liberdade de expressão, hermenêutica jurídica, lei de anistia, Estado de exceção, entre outros assuntos.

­

Novos paradigmas para gestão na advocacia

 (Imperium, 2022)

­

Todos os dias surgem novidades e tecnologias que transformam a sociedade, a advocacia e o mercado jurídico. Multiplicam-se rapidamente as ferramentas de automação e inteligência artificial que desenvolvem tarefas nas organizações jurídicas; as novas ferramentas para o marketing digital; os aperfeiçoados softwares para gestão jurídica e inteligência de negócios; as preocupações com a privacidade e proteção de dados pessoais. E esse livro, organizado por Camilla Pinheiro, aborda algumas dessas questões do ponto de vista da gestão dos escritórios e departamentos jurídicos.

­

Pequeno manual de defesa pessoal

(Bebel Books, 2022)

­

­

Durante a pandemia, a quadrinista Helô D’Angelo desenvolveu muito medo de andar na rua sozinha. Então, decidiu fazer, com o professor Gabriel Guarino, a oficina de defesa pessoal focada na população LGBTQIAP+ e nas mulheres. Dessa experiência, nasceu esse livro em quadrinhos.

­

Penhora – À luz do Novo CPC

(Editora Rumo Jurídico, 2022)

­

­

A obra Maximiliano Silveira Sabóia trata da penhora no esforço de atingir a maioria dos temas enfrentados no dia a dia da advocacia especializada. Nesta 9ª edição, o autor explica as alterações propostas pelo Código de Processo Civil (CPC). “No Novo CPC, temos apenas dois processos: de conhecimento e de execução. Deixa de haver o processo cautelar, porém as cautelares foram alocadas para o livro da tutela provisória. Inicia-se o processo de conhecimento com a petição inicial, resultando em uma sentença, evoluindo-se então o processo de execução, que é da sentença ao pagamento”, resume o advogado. No decorrer do livro, cada fase do processo é detalhada.

­

Inventários e partilhas, testamentos e arrolamentos

(Editora Imperium, 2022)

­

­

A obra analisa o Direito das Sucessões, que envolve sucessão hereditária, herdeiros necessários, herança, vocação hereditária, indignidade, deserdação, direito de representação, direito de acrescer, testamentos, legados, substituições, colações, sonegados, inventário e partilha. Tem também uma parte prática de orientação com modelos de peças usadas em inventários e partilhas, testamentos e arrolamentos judiciais e extrajudiciais.

­

Fonte: Boletim AASP – Ed. 3157 e Ed. 3158.

Leia também: