AASP logo
AASP logo

Notícias

Corregedoria Nacional de Justiça abre inspeção no TRF 1ª Região

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor nacional de Justiça Humberto Martins abriu, na manhã desta terça-feira, 4 de fevereiro, os trabalhos de inspeção no Tribunal Regional Federal da 1ª Região para verificação do funcionamento dos setores administrativos e judiciais.

Na a cerimônia de abertura, ao lado do presidente do TRF1, desembargador federal Carlos Moreira Alves, e do vice-presidente do Tribunal, desembargador federal Kassio Marques, o ministro falou sobre a importância da inspeção para os órgãos de Justiça, ressaltando que o intuito não é somente detectar os problemas existentes, mas também identificar boas práticas e pontos positivos que possam ser exemplo para outras instituições.

Humberto Martins destacou que o objetivo da Corregedoria durante os trabalhos é obter informações de primeiro e segundo graus a fim de dialogar e traçar caminhos para o aprimoramento da prestação de serviços aos cidadãos. “Muitas vezes os números não representam a verdadeira alma de um tribunal. A gente só a conhece conversando e dialogando”, declarou o ministro do STJ.

Na ocasião, o corregedor apresentou a equipe de inspeção, que será coordenada por ele e composta pelo desembargador Ricardo Oliveira Paes Barreto, do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE); pela juíza federal Kelly Cristina Oliveira Costa, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2); e pelos juízes de Direito Daniel Carnio Costa e Luiz Augusto Barrichello Neto, ambos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP).

O presidente do TRF 1ª Região ressaltou que entre os ramos da Justiça brasileira a Justiça Federal é a mais fiscalizada e cobrada, descrevendo o fato como um motivo de estímulo; afinal “quanto maior a cobrança, maior deve ser o esforço para a melhoria dos nossos trabalhos”, afirmou o magistrado.

“Sabemos que temos dificuldades e falhas, mas temos, principalmente, o compromisso de doar o nosso melhor, nos esforçando e nos empenhando para que as boas práticas superem sempre as imperfeições e as dificuldades. É com esse espírito de melhoria e com muita humildade que recebemos o corregedor e sua equipe”, declarou o desembargador federal Carlos Moreira Alves, colocando o Tribunal à disposição para o que for necessário à inspeção.

A solenidade ocorreu no Plenário do TRF1 e contou com a presença, além do presidente e do vice-presidente do Tribunal, dos desembargadores federais I’talo Mendes, Daniel Paes Ribeiro, Francisco de Assis Betti, Mônica Sifuentes, Néviton Guedes, Jamil de Jesus Oliveira, Hilton Queiroz, Ângela Catão e Hercules Fajoses.

Os trabalhos inspecionais vão até o dia 7 de fevereiro, conforme previsto na Portaria 2, de 15 de janeiro de 2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Tribunal é o terceiro Regional Federal a receber a equipe da Corregedoria Nacional. Em 2019, os TRFs da 4ª e da 5ª Região passaram por inspeção e, de acordo com o ministro Humberto Martins, os da 2ª e 3ª Regiões serão inspecionados até o fim de sua gestão, em agosto de 2020.

 

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Leia também: