AASP logo
AASP logo

Notícias

Continuam abertas as inscrições para a 5ª semana nacional da conciliação trabalhista

NUPEMEC

Até o dia 1º de maio, interessados em inscrever processos na 5ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, de iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), podem fazê-lo na jurisdição do TRT da 2ª Região. O mutirão – com vistas a solucionar, por meio de acordo, processos com potencial conciliatório – será realizado entre os dias 27 e 31 de maio de 2019 nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) do TRT-2.

Esses processos serão incluídos em pauta de audiência por determinação judicial, por meio da inscrição dos interessados ou por iniciativa dos próprios Cejuscs, e as partes serão intimadas para comparecimento, de acordo com a jurisdição em que o processo tramita. As audiências já designadas nas varas do trabalho para esse período serão realizadas normalmente.

Durante a Semana Nacional da Conciliação, os Cejuscs não promoverão audiências de conciliação extrapauta, podendo, todavia, realizar adiantamentos de audiências já designadas ou em fase de designação, desde que os autos estejam no Cejusc competente e que haja disponibilidade dos conciliadores para a realização do ato.

São vários os benefícios da conciliação, como a construção conjunta de uma solução para o caso, a celeridade e a economia processual, o atendimento por conciliadores treinados pela Escola Judicial do TRT-2, visando à pacificação social.

Para mais informações e inscrição, clique aqui.

Instituições bancárias

Um exemplo de como esses mutirões de conciliação podem surtir bons resultados foi a 1ª Semana da Conciliação Bancária de 2019, realizada entre os dias 18 e 22 de março pelo TRT-2. Acordos feitos só naquela semana movimentaram cerca de R$ 4,5 milhões, quando foram realizadas também homologações de transações extrajudiciais.

Na Semana da Conciliação Bancária, foram selecionadas listagens de processos enviadas por bancos, financeiras e por empresas de segurança e transportes de valores, já que muitas prestam serviços para instituições bancárias. Vale ressaltar que os bancos destacam-se entre os maiores litigantes deste Tribunal e que a categoria dos bancários figura com notória litigiosidade trabalhista.

Grandes ou pequenas empresas que desejarem inscrever projetos especiais e customizados para a conciliação, em qualquer Cejusc, devem encaminhar planilha com lista de processos para o e-mail nupemec@trtsp.jus.br. Também por meio desse endereço, é possível obter mais informações sobre o assunto.

Leia também: