AASP logo
AASP logo

Notícias

Cerimônia de abertura do Mês da Mulher AASP reúne lideranças femininas e debate sobre inteligência emocional

Evento aconteceu de forma híbrida e trouxe para discussão questões de igualdade de gênero e painel exclusivo com Viviane Mosé. 

­

Nesta quarta-feira (1º/3), a AASP deu início à programação de seu tradicional Mês da Mulher. O evento, que aconteceu de maneira híbrida, contou com mais de 500 pessoas inscritas e teve abertura realizada pela Vice-Presidente da Associação, Silvia Rodrigues Pereira Pachikoski, dividindo palco com Ana Luiza Nery, Diretora Cultural do IASP; Gisela da Silva Freire, Presidente do Sinsa; Débora Ribeiro, representante da Anan em São Paulo; e Cristiane Romano, Vice-Presidente nacional do Cesa.

­­

“A luta pela igualdade de gênero é um ato civilizatório, e não uma pauta apenas das mulheres. O empenho para desenvolver a igualdade e a equidade de gênero deve ser propósito de todos nós. A AASP é uma entidade que há tempo vem promovendo ações afirmativas nesse sentido. Por isso, hoje agradeço o convite e a oportunidade de estar aqui com vocês”, afirmou Ana Nery.

­­­­

Gisela Freire falou que a pauta de gênero deve estar presente na atuação cotidiana, e não apenas no mês de março. “Se pensarmos em uma perspectiva de tempo, nas últimas décadas avançamos muito nas questões de gênero, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido, por isso eventos como este são fundamentais. Precisamos olhar para a questão da isonomia salarial das mulheres advogadas, da representatividade nos espaços de poder, do combate à violência de gênero e da criação de políticas públicas para a proteção da mulher”.

­­­­

Débora Ribeiro ressaltou a parceria firmada entre a Anan e a AASP trazendo um olhar para uma parte da sociedade que ainda não é visibilizada. “A AASP vem fazendo um trabalho importante na questão da igualdade de gênero, da diversidade e da equidade racial, mostrando que está sempre atenta a essas temáticas tão importantes para as mulheres”.

­­

“A união das entidades em prol da questão de gênero é fundamental. A mulher advogada já conquistou muitas coisas, mas ainda temos muito trabalho pela frente e precisamos de ações efetivas. Ano passado instituímos o selo Cesa de equidade de gênero, uma forma de reconhecer quem está caminhando pela equidade de gênero. Nossa luta é para que as mulheres cheguem aos lugares de poder”, disse Cristiane Romano.

­­

A abertura do evento foi encerrada com a fala de Silvia Pachikoski, que cumprimentou todos os presentes e exaltou a importância do evento. “Não é por acaso que hoje, 1º/3, abrimos o Mês da Mulher da AASP, data em que também comemoramos o Dia Mundial de Zero Discriminação. Acredito que não teria dia melhor para iniciarmos esse trabalho em busca da igualdade de gênero, da redução dos problemas discriminatórios e da vida diversa”, finalizou Silvia.

­

Inteligência emocional e novos modelos de gestão: uma nova era profissional

­

Dando início à programação de painéis do Mês da Mulher AASP, Flávia Hellmeister Clito Fornaciari Dórea, Diretora Cultural da AASP, apresentou a filósofa, psicanalista, poeta e palestrante convidada, Viviane Mosé, para falar sobre inteligência emocional e novos modelos de gestão.

­

“Considerando o pós-pandemia e o trabalho remoto, resolvemos trazer essa convidada especial para falar sobre as relações entre família e carreira, o papel da mulher que lidera e questões de diversidade e equidade, que ficaram ainda mais urgentes de serem tratadas”, declarou Flávia.

­

O painel, que prendeu totalmente a atenção da plateia, apresentou uma profunda reflexão sobre a civilização, conceito de inteligência emocional e liderança em um contexto de mudanças da sociedade. “Nós temos as mulheres no eixo de uma transformação civilizatória. Ninguém tem dúvida de que as transformações que as mulheres vêm fazendo é estrutural”, disse Viviane.

­­­

A programação do Mês da Mulher AASP segue por todas as semanas de março trazendo para discussão temas divididos em seis eixos: saúde, história, gestão, diversidade, tecnologia e Direito. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site: mesdamulher.aasp.org.br

­

Leia também: