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Novos tempos exigem novas habilidades dos profissionais do Direito

“Em 2020, 35% das habilidades mais demandadas para a maioria das ocupações deve mudar.” A previsão, expressa no relatório The Future of Jobs Report sobre as tendências no mercado de trabalho produzido anualmente pelo Fórum Econômico Mundial e divulgado no fim do ano passado, se confirmou. Mas antes mesmo de a pandemia estabelecer um cenário de incertezas, os especialistas já apontavam a necessidade das empresas e dos profissionais de desenvolver novas habilidades como criatividade, pensamento crítico, gestão de pessoas, inteligência emocional, autogestão, capacidade de julgamento e tomada de decisões, negociação, orientação para servir e resolução de problemas complexos.

Para quem estuda o mercado de trabalho, a pandemia não mudou a tendência, ela acelerou o ritmo e, hoje, obriga todos a seguir aprendendo e se reinventando. “Também é assim no Direito”, alerta a coach jurídica Maria Olívia Machado, que abriu o Mês da Advocacia AASP com uma talk interativa.

A especialista relacionou tecnologia, comunicação e o conhecimento técnico com uma necessidade para o advogado e ensinou como protagonizar uma carreira de sucesso. Segundo ela, é preciso paixão pelo que se faz, organização e foco nas atividades, criatividade e inteligência emocional para lidar com os desafios que se apresentam.

Como no relatório do Fórum Mundial, Maria Olívia aponta a orientação para servir como o foco do trabalho dos advogados do futuro: “As pessoas são o centro de tudo: relacionamento, atendimento e solução de problemas”, explica. “Advocacia é sobre pessoas, então o que o mercado quer e precisa são profissionais que tenham habilidade na comunicação, que exerçam liderança e conheçam profundamente o público para o qual estão trabalhando”, completa.

A coach jurídica aconselha todos a embarcar nesse movimento de mudanças aceleradas pela tecnologia. Citando a Lei de Moore, ela explica que não há como ir contra: “A potência da tecnologia dobra a cada um ano e oito meses, e o preço cai pela metade. É uma velocidade exponencial e impacta tudo ao nosso redor”. Por isso, ela afirma que a adaptabilidade é o que todo advogado precisa para empreender uma carreira de sucesso.

Marketing de conteúdo

Para quem busca se destacar no mercado profissional, ela lista algumas dicas que passam pelo conteúdo. Segundo Maria Olívia, todos os advogados, jovens ou mais velhos, podem se beneficiar das conexões em rede.

“Advogado pode e deve usar as redes sociais para alcançar seu público, mas precisa entender que o jeito certo de fazer isso é compartilhando conteúdo relevante. E a gente produz muito conteúdo, então deixe de postar fotos aleatórias e invista seriamente na comunicação com seus clientes. Isso traz retorno”, garante.

 

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