AASP logo
AASP logo

Notícias

Conhecimento: ferramenta essencial para advogados

Existem profissionais de advocacia que acreditam que o conhecimento técnico basta para sua atuação, vamos falar sobre isso?

Se existe algo certeiro a ser feito para ampliarmos nossas oportunidades, com certeza, é o investimento em nosso conhecimento.

Você sabia que existem alguns tipos de conhecimentos básicos? Vamos falar rapidamente sobre eles, apenas em caráter de contextualização.

Tipos de conhecimento

Científico – informações adquiridas por meio de análises, experimentos e testes científicos, resultando no conhecimento através dos resultados.

Teológico – adquirido por meio da fé religiosa, com foco no subjetivo e no emocional sem comprovações científicas.

Empírico – advindo das experiências e do convívio do indivíduo dentro do seu meio e de suas observações. Tem menor legitimidade por não conter comprovações científicas.

Filosófico – baseado na reflexão, no estudo das relações humanas e identificado entre o conhecimento científico e o empírico. Conhecido por desenvolver ideias, conceitos e ideologias que ajudam a explicar o ser humano e suas missões.

Tácito – adquirido de forma pessoal, individual e intransferível. Cada pessoa cria o seu próprio conhecimento, que será baseado em sua vida e experiências ao longo dos anos.

Todas essas vertentes compõem o conhecimento, tornando-o amplo, relevante e indispensável para a formação de um indivíduo.

O conhecimento na prática

Na advocacia, os profissionais atuam de acordo com as leis, regras e termos condizentes com o meio jurídico. Esse aprendizado, que começa na graduação, deve ser levado por toda a vida. Assim, a prática de revisitá-lo e atualizá-lo, de tempos em tempos, é sempre recomendada.

Para entender como o aprimoramento constante pode beneficiar sua carreira, devemos mudar o foco para seus consumidores e potenciais clientes.

A informação, em 2019, é disseminada em formatos variados e em inúmeros canais. Por isso, saber mais sobre o seu “terreno” profissional é primordial, pois garante sua autoridade diante do seu público-alvo. E este, por sua vez,  tem fácil acesso ao conteúdo que em décadas passadas era restrito apenas ao seu ofício.

Essa tendência global faz com que o sucesso da sua atuação esteja atrelado a estratégias 360º. Isto quer dizer que, quanto mais completo for o seu conhecimento, maiores serão suas chances de  de reconhecimento.

Atuação integrada

Ser um profissional completo não significa que você deva dominar todas as áreas do Direito. Mas é recomendável que tenha repertório para percorrer diversas áreas, tendo em vista a excelência em algumas delas.

O perfil do advogado (a) ideal, denominado por alguns como “advogado (a) 4.0”, está apoiado em funções que permeiam não só as jurídicas, mas a gestão como um todo. Ou seja, um profissional  capaz de solucionar questões gerais do seu dia a dia.

Um advogado que faz bom uso desse tipo de conhecimento, carregado de vivências e diferentes referências, apresenta vantagens claras, como:

  • Otimização do tempo e de suas tarefas;
  • Inteligência emocional;
  • Familiaridade com a internet e aplicativos;
  • Utilização de novos modelos de gestão;
  • Capacidade de captação de clientes;
  • Conteúdo para participar de discussões e debates diversos.
Colaborações

O cenário jurídico está cada vez mais dinâmico e disputado, prova disso é a matéria da Revista Exame, em setembro de 2018, que citava o alcance de 1,1 milhão de advogados no Brasil.

Em resposta a este mercado tão concorrido, advogados (as) têm como opção, ampliar seus estudos e vivências. Esta busca por conteúdo não precisa ser sempre em áreas  correlatas ao Direito, mas enriquecedoras para seu perfil profissional.

Essa construção pode ser apoiada por parcerias bem pensadas, onde a troca seja valiosa para ambas as partes.

Com foco na educação das questões jurídicas, na vanguarda quando o assunto é suporte ao advogado, e empenhada em fomentar os melhores resultados aos seus associados e parceiros, a Associação dos Advogados de São Paulo – AASP, oferece dentro do Mês da Advocacia, um pilar voltado exclusivamente ao conhecimento.

Dentro desta seleção especial para comemorar o dia do (a) advogado (a), preparamos eventos como:

Convite

Após esta breve “conversa” sobre conhecimento, concluímos com um convite…

Participe do Mês da Advocacia, idealizado pela AASP. Este foi um projeto criado para celebrar a data mais importante para advogados (as) de forma construtiva.

Conteúdo pensado para você, em diversos segmentos, dentro e fora do cenário jurídico.

Para investir seu tempo neste bem precioso, chamado conhecimento, não deixe de acessar: www.aaspmesdaadvocacia.com.br e conferir a programação feita para elevar seu nível de atendimento e garantir uma melhor performance jurídica a curto prazo.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

Leia também: