AASP logo
AASP logo

Notícias

AASP e Fundação Arcadas divulgam pesquisa sobre prestação do serviço judiciário na pandemia

Suspensão dos prazos em processos físicos é a maior dificuldade do advogado.

A suspensão dos prazos judiciais em processos físicos foi o maior obstáculo enfrentado pelos advogados durante a pandemia. A questão foi apontada por pesquisa da Associação dos Advogados (AASP) e da Fundação Arcadas que entrevistou cerca de 2 mil profissionais entre os dias 18 de junho e 15 de julho. Para mais da metade dos entrevistados, esse foi o maior problema da interrupção do trabalho presencial.

 

No estudo O acesso à Justiça durante o período de isolamento social, os profissionais também citaram a ausência de uniformização dos atos pelos tribunais e a dificuldade de despachar com o magistrado entre os principais empecilhos enfrentados nesta fase.

 

Os advogados atribuem a falta de novos clientes a um efeito direto da pandemia. A ausência de novos casos e a baixa prospecção de clientes foram citados por mais da metade dos entrevistados: 60% e 55%, respectivamente. A inadimplência dos clientes afetou 53%, e 60% dos entrevistados listaram que a pandemia causou queda nos rendimentos.

A pesquisa também revela um paradigma profissional. Ao mesmo tempo em que 51% dos entrevistados apontam dificuldade em fazer o peticionamento físico como uma adversidade, apenas 6% revelam ter tido dificuldade com o sistema eletrônico adotado pelos tribunais.

 

Retomada

A divulgação dos dados coincide com a volta parcial do trabalho presencial dos tribunais de Justiça de São Paulo (TJSP) e Regional Federal (TRF-3), bem como a retomada dos prazos nos processos físicos. Para a AASP, que acompanha o processo, é preciso que o advogado tenha muita atenção com os novos prazos, levando em consideração que em algumas regiões os feriados foram antecipados.

 

Metodologia

Entre os dias 18 de junho e 15 de julho, foram entrevistados, por e-mail, 2.084 advogados. A maioria (77%) deles, associados à AASP. Os advogados puderam escolher mais de uma alternativa nas respostas.

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

 

 

 

Leia também: