AASP logo
AASP logo

Notícias

Procuradores e juízes apoiam Simpósio da AASP

Em visita a Uberlândia, Marcelo von Adamek, presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, reforçou a divulgação do evento e garantiu a parceria com os magistrados e a advocacia pública.

Os dois primeiros dias de agosto foram de trabalho intenso para a divulgação do 12º Simpósio Regional da AASP, em Uberlândia. Em visita à cidade, o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Marcelo von Adamek, e o superintendente, Róger Morcelli, estiveram em todos os fóruns, na Procuradoria municipal, em cinco instituições de Ensino Superior, alguns escritórios de advocacia e também na sede da subseção da OAB Uberlândia.

“Nosso objetivo com estes encontros é ampliar o relacionamento com a comunidade jurídica do município. Mais do que divulgar o simpósio, tivemos a oportunidade de conhecer melhor a realidade da região para os advogados e apresentar os serviços da Associação”, explicou o presidente Marcelo von Adamek.

De acordo com dados do Conselho Federal da OAB, em Minas Gerais existem 105.984 advogados e 7.100 estagiários, destes, 5.705 estão em Uberlândia. As estatísticas podem ficar ainda maiores se observados os números de bacharéis em Direito.

Qualificação

Com 70 procuradores de carreira, a Procuradoria-Geral do município de Uberlândia tem na liderança Ana Carolina Abdala Lavrador, advogada, especialista em Direito Público, pertencente ao quadro efetivo da advocacia pública municipal desde 2003. Para ela, o grande desafio encontrado é “promover de fato a institucionalização da Procuradoria, os avanços em termos da organização de serviços e da formação continuada dos procuradores”.

Alinhada com as metas da gestão do atual prefeito, Ana Abdala Lavrador é firme em dizer que seu objetivo pessoal é valorizar o servidor e promover o seu desempenho profissional para um nível mais elevado de capacitação. “Conheço a AASP e sei que é uma instituição de vulto, bastante conceituada no meio jurídico, que tem serviços excelentes a prestar, principalmente nesta área de formação continuada e de orientação profissional. Acho que agora a AASP e a Procuradoria podem ter, juntas, um caminho de evolução”, destacou a procuradora-geral.

Para o vice-presidente da Associação dos Procuradores do Município e presidente da Comissão da Advocacia Pública da OAB de Uberlândia, Luciano Vilela Nunes, o 12º Simpósio Regional da AASP será “um momento importante para compartilhar ideias e uma oportunidade rara para os advogados da região”.

Magistrados

O conterrâneo paulistano, Alexandre Chibante Martins, juiz da Vara do Trabalho de Uberlândia, destacou seu orgulho de ver um evento com nomes expoentes do Direito ser realizado na cidade pela AASP. “O trabalho da Associação é brilhante. A AASP tem muito a nos falar e traz experiências avançadas. Vejo esta visita e o evento que será realizado aqui como um momento mais que auspicioso”, comentou.

Um dos assuntos em questão durante a conversa com Marcelo von Adamek foi o cenário difícil enfrentado pela Justiça do Trabalho, no qual os juízes recebem fortes críticas. Chibante Martins é didático ao elucidar que “a Justiça do Trabalho é uma justiça social porque segue uma Constituição que é cidadã e solidária, que fala de uma sociedade livre e justa. No âmbito do trabalho, ela busca a função social da empresa. E nós não podemos desprezar isso”.

Parceria

O último fórum visitado na cidade é de responsabilidade do diretor Lourenço Midorim Fonseca Ribeiro, juiz da Vara de Execução Penal. Conhecido entre os colegas do Direito como um magistrado célere, Lourenço atribui à organização dos fluxos de trabalho a boa fama de caminhar rápido com os processos do Foro. “O fluxo organizado permite que não se perca nada no caminho. Você sabe todo o trâmite que o processo vai percorrer e onde ele pode ter algum desvio de rota para corrigir”, comentou.

Para ele a presença da AASP não é novidade, pois já recebeu a Unidade Móvel da Associação para um dia de atividades em frente ao fórum. “Nós somos o Poder Público, que tem como princípio constitucional a eficiência e como norma matriz de tudo a transparência das ações. Aqui é uma casa do povo e nós temos que abrir a casa do povo aos advogados, que, como diz a Constituição, desenvolvem uma função essencial à justiça. Assim, nada mais justo do que a Unidade Móvel estar aqui prestando todos os serviços e seus atendimentos aos advogados desta potência que é Uberlândia”, ressaltou Lourenço, que também confirmou o apoio ao 12º Simpósio Regional.

Fique por dentro

Acompanhe as notícias do Portal AASP e saiba mais sobre o roteiro de atividades em Uberlândia nos dias 1º e 2 de agosto.

Para ler a primeira matéria deste especial Uberlândia, clique aqui.

Veja aqui a programação completa do evento.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

Leia também: