AASP logo
AASP logo

Notícias

Presidente do STF confirma presença no Encontro AASP

A mineira Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal, estará na plenária de encerramento do 9º Encontro Anual AASP, em Belo Horizonte.

O jeito simples torna sua presença ainda maior por onde passa. A segunda mulher a ocupar uma cadeira do Supremo Tribunal Federal (STF), a mineira de Montes Claros, Cármen Lúcia, é reconhecida pelo estilo sereno e discurso objetivo. Jurista, professora e magistrada, atualmente, ela exerce o cargo de presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Sua experiência à frente do judiciário nacional será um dos assuntos que prometem aquecer o encerramento do 9º Encontro Anual AASP, em Belo Horizonte.

Nome de peso

Cármen Lúcia é bacharel em Direito pela PUC-MG (1977), especialista em Direito Empresarial pela Fundação Dom Cabral (1979) e mestre em Direito Constitucional pela UFMG (1982). Desde 1983 é professora titular de Direito Constitucional na PUC-MG. Foi procuradora do Estado de Minas Gerais de 1983 até 2006, exercendo a função de Procuradora-Geral do Estado durante o mandato do então governador Itamar Franco. É membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros e foi diretora da revista desta instituição, além de ter sido membro da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil de 1994 a 2006.

Em 2006, foi indicada para o cargo de ministra do STF, assumiu a vice-presidência da Corte em 2014 e a presidência em 2016. Também exerceu a função de ministra do Tribunal Superior Eleitoral de 2009 a 2013, presidindo-o de 2012 a 2013, tornando-se a primeira mulher nesse cargo.

Garanta a sua vaga no 9º Encontro Anual AASP, em Belo Horizonte.

Clique AQUI para ver a programação completa e realizar a sua inscrição.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP (com informações da biografia de Cármen Lúcia)

Leia também: