AASP logo
AASP logo

Notícias

Ministro Carlos Velloso estará no 9° Encontro Anual da AASP

Ministro do Supremo Tribunal Federal por 16 anos, Carlos Velloso encerrará o último dia de debates em Belo Horizonte, ao lado da ministra Cármen Lúcia.

Profissional de excepcional potencial intelectual e de magnificente formação humanística. Foi desta forma que os colegas de tribunal se despediram do ministro Carlos Velloso, em sessão de 13 de dezembro de 2005, que marcou sua aposentadoria, por idade, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Lamenta-se que o legislador constituinte se tenha afastado do modelo da primeira Constituição republicana, que soube preservar com equilíbrio e sabedoria a vasta experiência que ilustres magistrados desta Corte legaram à causa pública após os 70 anos de idade, proferiu o atual decano da Corte, Celso de Mello, durante discurso em homenagem a Velloso.

A toga da ‘Mesopotâmia Mineira’

Natural de Entre Rios de Minas, apelidada carinhosamente de ‘Mesopotâmia Mineira’, Carlos Mário da Silva Velloso nasceu em 19 de janeiro de 1936. Tornou-se advogado, escritor, filósofo, professor, magistrado e jurista brasileiro ao longo da vida.

Graduado em Filosofia e, posteriormente, em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, Velloso é membro da Academia Mineira de Letras.

Foi juiz federal em Minas Gerais, ministro do Tribunal Federal de Recursos, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, por último, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), de 13 de junho de 1990 até 19 de janeiro de 2006, tendo alcançado a presidência de 1999 a 2001.

Fora do sistema de Justiça, Velloso foi docente de Direito Constitucional na PUC Minas, 1969 a 1977, onde, inclusive, foi diretor de 1976 a 1977; professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da UFMG; professor de Direito Tributário e Ciência das Finanças da UNA-MG; professor titular de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília e doutor honoris causa da Universidade de Craiova, Romênia em abril de 2001.

Confira a programação e inscreva-se no 9° Encontro Anual aqui.

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

Leia também: