AASP logo
AASP logo

Notícias

I Maratona sobre a Reforma Trabalhista reuniu mais de 600 participantes

Evento ofereceu ampla visão sobre pontos polêmicos da nova legislação.

A I Maratona sobre a Reforma Trabalhista, que aconteceu nos dias 26 e 27 na sede da AASP, reuniu mais de 600 participantes  (presencialmente e via internet), 18 expositores, entre advogados, juristas e professores, além da ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Maria Cristina Peduzzi, que fez a conferência de abertura do evento.

Durante os dois dias, cerca de 50 temas sobre a reforma foram debatidos pelos palestrantes. Tanto expositores quanto participantes foram unânimes em enaltecer a iniciativa da AASP, que, segundo eles, possibilitou aos advogados tomarem conhecimento da grande controvérsia que se instaurou no meio jurídico sobre as alterações que serão implementadas na CLT a partir do próximo dia 11 de novembro.

Para a advogada trabalhista e conselheira da AASP, Elaine Beltran, uma das coordenadoras do encontro, a I Maratona  foi uma experiência memorável para todos os que vivenciam a advocacia trabalhista nacional em tempos tão incertos como o atual. “Os mais de 600 participantes puderam ter uma visão ampla sobre a reforma trabalhista na medida em que os palestrantes tentaram dissecar os diversos pontos polêmicos por todos os ângulos possíveis: desde a análise mais pessimista, que defendeu a quase completa inconstitucionalidade dos novos dispositivos, até a posição mais otimista, que reivindicou uma nova era de dinamização da economia e das relações sociais”, afirmou a conselheira.

Ela concluiu: “Nesses dias de ricos e inflamados debates, poucas são as oportunidades em que os advogados trabalhistas podem acompanhar análises tão profundas e apaixonadas, que sem dúvida irão contribuir para a compreensão do novo Direito do Trabalho. E em pelo menos um ponto os debatedores chegaram a um raro consenso: a I Maratona sobre a Reforma Trabalhista merece uma continuidade o mais rapidamente possível”.

Para outro advogado trabalhista e conselheiro da AASP que também coordenou a I Maratona, Pedro Ernesto Arruda Proto, pelos debates que aconteceram, foi possível constatar que há uma controvérsia muito grande. “As opiniões divergem em relação a várias alterações legais propostas. Relatou-se até a existência de divergência quanto à aplicação da lei nova, dentro do próprio Judiciário trabalhista. Não obstante a controvérsia trazida, de forma insistente, foi possível transmitir aos advogados as diversas correntes, por parte dos intérpretes, bem como as cautelas que deverão ser tomadas a partir da vigência da nova CLT. O encontro foi muito proveitoso e assumimos o compromisso de, no início de dezembro, realizar um novo evento para tratar apenas das consequências da nova CLT em relação ao processo do trabalho”, disse o conselheiro.

Todas as palestras da I Maratona sobre a Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/2017) foram gravadas e em breve estarão à disposição dos interessados na Videoteca da AASP.

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

Leia também: