AASP logo
AASP logo

Notícias

Intercâmbio de experiências

AASP recebe a visita de membros da Law Society do Reino Unido para conhecer os produtos e serviços oferecidos pela Associação.

“I’m impressed!” Esta foi a primeira frase do futuro presidente da Law Society do Reino Unido, Joe Egan, ao falar sobre sua visita à AASP. Ele tomará posse no cargo no próximo dia 6 de julho e veio ao Brasil para conhecer instituições similares a fim de trocar experiências e levar propostas de novos projetos para a Inglaterra. Impressionado com a organização e tecnologia utilizadas na AASP, Joe Egan pretende desenvolver um sistema de cursos a distância inspirado no modelo da Associação.

Recebido pelo presidente da AASP, Marcelo von Adamek, pelo vice-presidente, Luiz Périssé, e pela diretora cultural, Fátima Bonassa, a comitiva britânica esteve: nas salas dos cursos, no estúdio de gravação, no departamento de Operações (área da leitura dos Diários Oficiais), no auditório, na biblioteca e no Centro de Mediação. Além disso, eles estiveram presentes na reunião do Conselho Diretor da AASP. “Receber os integrantes da Law Society do Reino Unido abriu portas, inclusive, para um possível convênio com a Associação para organização de cursos em conjunto. Eles trazem para o Brasil uma experiência muito positiva quanto ao uso de métodos alternativos de solução de disputas, como a mediação e a arbitragem”, destacou Fátima Bonassa.

Sintonia

Ao final da visita, Joe Egan afirmou que a principal contribuição inglesa para a advocacia nacional será com o fortalecimento da prática da mediação. “Vi que vocês têm toda a estrutura para a prática de mediação na AASP, mas acredito que podemos colaborar muito neste sentido. No Brasil, a mediação ainda é incipiente se comparada com a da Inglaterra, onde já temos anos de atuação e muitos avanços. Inclusive, existem áreas do Direito em que a mediação é obrigatória, como Família e Trabalhista. Devemos trabalhar no sentido de mostrar aos advogados brasileiros o quanto a mediação pode ser uma ótima opção, muito melhor do que brigar na justiça”, explicou.

Acompanhado pelos advogados Ben Stevenson e Vitória Nabas, Joe Egan ainda tem na agenda outras visitas a instituições jurídicas. “No Reino Unido temos cerca de 150 mil advogados. O Brasil tem um volume bem maior, com mais de 1 milhão, mas é muito novo na área de direitos fundamentais. A Inglaterra é o oposto e traz mais de dois mil anos de história no Direito. Temos muitas experiências para trocar e colaborar com o desenvolvimento dos dois lados”, ressaltou Vitória Nabas.

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

Leia também: