AASP logo
AASP logo

Notícias

Economia e Direito: uma reflexão sobre essa relação

A Economia e o Direito são ciências que não parecem complementares à primeira vista. Porém, ao refletirmos  sobre os dois mundos, podemos vislumbrar as contribuições que um oferece ao outro.

O maior objetivo neste artigo é elucidar porque advogados devem manter-se informados sobre assuntos diversos, neste caso, econômicos. Reunimos colocações que retratam, de forma didática, as conexões das duas áreas.

Em matéria do Portal Jusbrasil, onde o título mostra a ponderação: Onde a Economia encontra o Direito, encontramos percepções pertinentes a este artigo.

“…o Direito e a economia se complementam, e a prova de que a distância entre eles está diminuindo é a introdução de uma disciplina de economia dentro das faculdades de Direito. Outro exemplo é a contribuição de economistas como peritos, na formulação de pareceres, na instrução de processos e na tomada de decisões judiciais sobre disputas econômicas”.

A atividade econômica e as atividades do Direito têm se tornado complementares para ambos os segmentos.

Dentro deste cenário, cabe ao advogado, seja estudante, seja profissional já atuante no mercado, manter-se atualizado sobre os assuntos econômicos. Desta forma suas ações serão cada vez mais assertivas.

Como cita o Portal Migalhas, em artigo, também sobre a relação da Advocacia e da Economia:

A verdade é que direito e economia gravitam em torno de dois problemas de suma relevância: escassez de recursos e conflitos de interesses, decorrentes dessa reduzida quantidade de bens de interesse do ser humano, em face da infinidade de necessidades humanas”.

Diante das matérias abordadas constatamos que as áreas devem, sim, se nutrir de suas expertises.

Oportunidade de Conhecimento Econômico

Dentro da celebração do Mês da Advocacia AASP, idealizamos atividades para advogados e advogadas, associados e não associados, que fizessem sentido para sua evolução e atualização.

Dentre os pilares que direcionam nossas atividades está o de “Conhecimento”, com eventos para ampliar a performance jurídica.

Teco Medina – Economista da Rádio CBN

No dia 27 de agosto para a Talk pautada em: “Quando e como o Brasil volta a crescer”, convidamos o economista Teco Medina, comentarista da Rádio CBN, formado em Finanças pelo Insper e atuante do mercado financeiro há quase vinte anos.

Indo ao encontro deste artigo, a Talk irá nortear sobre os rumos econômicos possíveis para o país e suas tendências.

Deixamos aqui o convite para que todos participem e enriqueçam este debate!

Clique aqui e garanta sua participação.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

Leia também: