AASP logo
AASP logo

Notícias

Dica Cultural AASP para o mês de agosto

Confira os livros que selecionamos para você ampliar seus conhecimentos jurídicos.

A prática da advocacia exige conhecimento de vasto repertório, não somente jurídico, mas também cultural.

Pensando em auxiliar você a ampliar seus conhecimentos, a equipe da Editora AASP selecionou livros imperdíveis para o editorial de agosto da Dica Cultural AASP.

Confira a seguir:

Guia de legislações específicas em diversidade

(Gestão Kairós, 2022)

Dica Cultural AASP

O guia aborda questões de gênero com o tema “O assédio sexual e a legislação”; pessoas com deficiência no capítulo “A inclusão da pessoa com deficiência: a discriminação que antecede a contratação e a Lei 8.213/1991: a realidade brasileira e seus desafios”; raça no tópico intitulado “O crime de discriminação racial e a discriminação racial no mercado de trabalho”; e LGBTQIA+ nos capítulos “Afinal, o que é a diversidade sexual? Direitos sexuais são direitos humanos”, “A discriminação contra a população LGBTQIA+: agora finalmente é crime!” e “A diversidade sexual faz parte do negócio?”.

Esse e outros materiais sobre diversidade e sustentabilidade podem ser acessados aqui e baixados gratuitamente.

Segurança jurídica para o desenvolvimento econômico –
Análises de impacto legislativo

(Instituto Justiça & Cidadania e CNI, 2022)

Dica Cultural AASP agosto

Sob a coordenação científica dos ministros Kassio Nunes Marques (STF) e Paulo Dias de Moura Ribeiro (STJ), o livro analisa projetos de lei em trâmite no Congresso Nacional voltados à retomada econômica do país. Assinam os artigos, além dos coordenadores, os ministros do TST Alexandre Agra Belmonte e Breno Medeiros, os ministros do STJ João Otávio de Noronha, Luis Felipe Salomão, Luiz Alberto Gurgel de Faria, Mauro Campbell Marques, Paulo de Tarso Sanseverino, Ricardo Villas Bôas Cueva, o presidente da Corte, Humberto Martins, e o presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Recurso especial

(Editora Direito Contemporâneo, 2022)

De autoria dos ministros Mauro Campbell Marques, Eduardo Arruda Alvim, Guilherme Pimenta da Veiga Neves e Fabiano da Rosa Tesolin, o livro parte da análise completa dos conceitos essenciais da Teoria Geral dos Recursos, levando em consideração a relevância destes para uma compreensão dos contornos contemporâneos do recurso especial, para, em sequência, esmiuçar cada uma das diversas peculiaridades existentes nessa espécie de recurso, peculiaridades estas que o tornam tão diverso dos recursos ordinários.

Direito Internacional dos Espaços

(Almedina, 2022)

O professor e doutor em Direito Internacional pela USP Paulo Borba Casella levanta discussão sobre a relação entre os territórios e a soberania do Estado. Dividida em 16 capítulos, a obra apresenta elementos-chave da matéria, como demarcação e ocupação territórios e domínios fluviais e marítimos.

 

 

 

 

Leia também: