AASP logo
AASP logo

Notícias

Cinco dicas para ter sucesso durante o período de estágio

Saiba o que fazer para tornar o estágio uma fase inesquecível da sua carreira. 

É por meio do estágio que geralmente os estudantes têm o primeiro contato com o mercado de trabalho na área de atuação escolhida. Também é um dos melhores meios de pôr em prática toda a teoria aprendida em sala.

Para ter sucesso durante seu período de estágio em um escritório de advocacia, departamento jurídico de empresa ou mesmo no setor público, compartilhamos a seguir algumas dicas fundamentais para aproveitar ao máximo esse momento da sua carreira.

Comprometimento é meio caminho andado 

Atrasos acontecem, porém a forma como lidamos com eles pode ser um diferencial. Cumprir a carga horária do estágio, conforme estabelecido no contrato, ou comunicar com antecedência a sua ausência são fatores que transmitem uma imagem de responsabilidade e comprometimento com o trabalho realizado.

O interesse de cada um 

Seus líderes precisam saber que você tem interesse em aprender mais sobre a rotina de trabalho e cultura do escritório ou da empresa.

Importante: Isso não significa assumir riscos ou tarefas dos outros, mas ter a mente aberta para novos aprendizados e estar disponível para os desafios da carreira.

Saber ouvir para construir 

Saber se comunicar pode abrir muitas portas, porém saiba ouvir antes de tomar decisões, principalmente se você está começando. Por isso preste atenção aos acontecimentos ao seu redor. Escute e observe os outros advogados que já trabalhavam na empresa ou no escritório antes de você chegar. Certamente eles terão muitas dicas para compartilhar, pois já passaram por situações parecidas com aquelas que você enfrenta. Isso lhe dará mais segurança para construir a sua própria história.

Atenção às suas tarefas 

É claro que o estágio é o momento ideal para adquirir experiência na área profissional, e errar faz parte do aprendizado. No entanto, não negligencie suas tarefas. Pergunte aos seus líderes, revise sempre com atenção o seu trabalho antes de entregá-lo e certifique-se de que foram atendidas todas as solicitações que lhe foram passadas.

Amplie conhecimentos

Para se destacar em uma carreira tão competitiva e cheia de desafios, buscar atualização constante é essencial. Conheça o mercado em que seus clientes atuam e desenvolva habilidades complementares, as chamadas soft skills.

Adquirir conhecimento pode aumentar as possibilidades de efetivação após o período de estágio ou de novas experiências no mercado.

Por isso disponibilizamos um núcleo educacional com cursos de atualização profissional a distância, com temas relevantes, custos acessíveis e flexibilidade de horário.

Ao se associar à AASP, você também passa a ter acesso às mais recentes discussões do cenário jurídico em uma plataforma de streaming, publicações técnicas, além de produtos e serviços que facilitarão a sua rotina. Conheça aqui.

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP; Canal Descomplicando o Direito; Manual de estágio do Ciee.

Leia também: