AASP logo
AASP logo

Notícias

Espanha e Brasil juntos em aula magna do 9° Encontro Anual da AASP

Professor espanhol e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) abrem o primeiro dia de debates.

O 9° Encontro Anual da AASP, que acontece entre os dias 7 e 9 de junho, em Belo Horizonte, contou com mais duas confirmações de peso. O espanhol José María Coello de Portugal, professor da Universidad Complutense de Madrid, além do ministro do STJ e corregedor nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), João Otávio de Noronha, irão proferir a aula magna no primeiro dia de evento.

Especialista em Direito Constitucional, Coello de Portugal representa uma das mais antigas e prestigiadas universidades europeias. Com quase 100 mil alunos matriculados, a Complutense de Madrid tem forte desempenho na construção política espanhola, mantendo vários de seus membros com representatividade parlamentar e outros em ministérios.

João Otávio de Noronha, natural de Três Corações, é mais um magistrado mineiro a confirmar sua participação no Encontro. Ministro do STJ desde 2002, Noronha ocupa ainda o cargo de corregedor nacional do CNJ, substituindo a ministra Nancy Andrighi, após aprovação unânime pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Bacharel pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, Noronha se especializou em Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito Processual Civil. Ocupou diversos cargos jurídicos até tornar-se conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), antes de ser indicado ministro da Alta Corte pelo ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Atualmente é membro da 3ª Turma, especializada em Direito Privado, da Corte Especial e do Conselho de Administração do STJ.

Confira a programação e inscreva-se no 9° Encontro Anual aqui.

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

Leia também: