AASP logo
AASP logo

Notícias

8º Seminário sobre o STJ: sete ministros estiveram na AASP

Foram debatidos temas de interesse da advocacia, da magistratura e da cidadania

A AASP realizou, nos dias 23 e 24 de novembro, o 8º Seminário sobre o Superior Tribunal de Justiça (STJ). O evento contou com a presença dos ministros Jorge Mussi, Sebastião Reis Júnior, Humberto Martins, Mauro Campbell Marques, Raul Araújo Filho, Ricardo Villas Bôas Cueva e Luis Felipe Salomão, de juristas e professores, que durante dois dias discutiram problemas do Judiciário, da advocacia e de interpretação das novas legislações, dos novos Códigos, na busca de uma prestação jurisdicional melhor e mais eficiente.

Em sua manifestação na abertura do 8º Seminário, o presidente da AASP, Marcelo Vieira von Adamek, lembrou a importância do evento, iniciado em 2010. “Sempre com debates de temas atuais e controvertidos de interesse da comunidade jurídica, esta é uma oportunidade ímpar para que seja travado um diálogo aberto com os ministros da nossa Corte maior de Direito federal, tendo como debatedores experimentados advogados, juristas e professores”, declarou.

O ex-presidente da AASP, Marcio Kayatt, um dos coordenadores do encontro, afirmou que o Seminário sobre o STJ é um evento que já virou tradição e é esperado pela classe. “Esta é uma oportunidade única de os advogados ouvirem a opinião tanto dos ministros quanto de juristas e dos colegas que militam naquela Corte. Só a AASP, com sua força e sua história, consegue trazer sete ministros do STJ para travar debates de tão alto nível”, avaliou.

Para o diretor da Associação, Mario Luiz Oliveira da Costa, o Seminário possibilita uma integração entre a advocacia e os ministros do STJ que se dispõem a vir à sede da AASP para discutir problemas da Justiça e do exercício da advocacia despidos de vaidades, de preconceitos, sempre na busca das melhores soluções para problemas do dia a dia vivenciados pela magistratura e pelos advogados. “Percebe-se uma predisposição daqueles que palestraram em reconhecer as dificuldades de ambos os lados e chegar a soluções que possibilitem a melhor prestação jurisdicional”, ressaltou Costa.

“É muito importante a repetição desses seminários sobre o Superior Tribunal de Justiça. O STJ é o tribunal mais importante para o advogado porque para lá vão todas as questões que interessam à nossa vida, todas vão desaguar naquela Corte. A Associação está de parabéns pela repetição anual desses encontros, sempre produtivos e importantes”, disse Roberto Rosas, que também coordenou o Seminário.

O ex-presidente da AASP, Arystóbulo de Oliveira Freitas, outro coordenador do 8º Seminário, lembrou que os participantes encontraram nos dois dias do evento informações que refletem a atual posição do STJ  acerca dos temas de suas especialidades. “Posições recentes sobre questões que têm atormentado a advocacia e os cidadãos de modo geral foram debatidas.”

Entre outras autoridades, prestigiaram o 8º Seminário sobre o Superior Tribunal de Justiça ex-presidentes da AASP, ex-conselheiros, conselheiros e diretores da Entidade.

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

Leia também: