Atendimento presencial

Unidade Centro

Segunda a sexta, das 8 h às 19 h

Rua Álvares Penteado, 151/165 - Centro, São Paulo - SP.

Unidade Jardim Paulista

Segunda a sexta, das 8 h às 21 h

Alameda Santos, 2159 - 15º andar - Jardim Paulista, São Paulo - SP.

Unidade Brasília

Segunda a sexta, das 8 h às 18 h

SBS Qd. 02, Bloco E, sala 206, Parte E-19 - Asa Sul, Brasília/DF.

Atendimento digital

Segunda a sexta, das 8 h às 19 h

Chat on-line no site

WhatsApp (11) 99424 6731

atendimento@aasp.org.br

Atendimento telefônico

Segunda a sexta, das 8 h às 19 h

(11) 3291 9200*

0800 777 5656**

* Para telefone fixo e celular da Capital e Região Metropolitana de São Paulo.

** Para telefone fixo nas demais regiões.

Ouvidoria

Queremos ouvir sua opinião sobre prerrogativas e a AASP.

close

Corpo docente

Os melhores professores e pesquisadores do país de Direito Processual Civil em um único curso.

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1989). Aprovado no concurso de livre-docência em 1998 pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor associado do Departamento de Direito Processual da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo nos cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Processo Civil, Código de Processo Civil, Procedimentos Especiais, Reforma Processual Civil e Recursos (Processo Civil).

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo.

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Master Universitario II Livello – Università degli Studi di Roma Tor Vergata (2006) e doutorado em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1980), doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1991) e especialização em Direito Processual pela Facoltà di Giurisprudenza di Napoli, Italia. Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil.

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado na Universidade de São Paulo (1998) e livre-docência (2011) pela Universidade de São Paulo. Foi visiting scholar na University of Wisconsin – Madison no ano letivo de 1996/1997 e nos meses de janeiro e fevereiro de 2008. É professor associado do Departamento de Direito Processual da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, pelo quinto constitucional do Ministério Público, exercendo suas funções na 3ª Câmara de Direito Privado. Foi promotor e procurador de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo. Suas linhas de pesquisa atuais, na USP, são: 1. mecanismos alternativos de solução de controvérsias; 2. processo e políticas públicas. Como membro do Ministério Público atuou por muitos anos na área de interesses difusos e coletivos, em especial em ações relacionadas ao meio ambiente. Presentemente, como desembargador, atua com Direito Privado, com destaque para responsabilidade civil extracontratual, Direitos Reais, compromissos de compra e venda, planos de saúde e Direito de Família.

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), mestrado e doutorado em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996 e 1998, respectivamente), e o de livre-docente em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). É professor da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ministrando aulas nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. É vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Processual e é membro do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual e da Associação Internacional de Direito Processual. É autor de 21 livros, sendo os mais recentes o seu Manual de Direito Processual Civil e O novo Código de Processo Civil anotado, ambos em 3ª edição. É coautor de mais de 85 livros e autor de mais de 85 artigos publicados em diversas revistas e periódicos especializados, inclusive do exterior. Tem participado como professor convidado dos principais cursos de pós-graduação em todo o país, ministrando diversas palestras em todo o Brasil e participando assiduamente de encontros nacionais e internacionais sobre o Direito Processual. Integrou a Comissão Técnica de Apoio à elaboração do relatório-geral na revisão do projeto de novo Código de Processo Civil no âmbito do Senado Federal (PLS nº166/2010) e participou, como convidado, das reuniões de trabalho para revisão do mesmo projeto no âmbito da Câmara dos Deputados.

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (2006). Professor convidado pelo professor Antônio Carlos Marcato nos cursos de mestrado e doutorado em Direito Processual Civil da Universidade de São Paulo.

Possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003), mestrado pela Universidade de São Paulo (2010) e doutorado em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo (2014). Especialista em Direito dos Contratos pelo Centro de Extensão Universitária – CEU (2007). Professor no curso de pós-graduação lato sensu em Direito Processual Civil no Instituto Internacional de Ciências Sociais – Centro de Extensão Universitária, na Escola Superior de Advocacia, na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Escola Paulista de Direito. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP. Membro efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP. Membro da Comissão de Processo Civil da OAB – Subseccional Pinheiros. Conselheiro do Centro de Estudos Avançados em Processo – Ceapro. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil, Direito Civil e Direito Comercial, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito dos Contratos, recuperação judicial, Direito do Consumidor, tutela na área médica, responsabilidade civil e arbitragem.

Possui doutorado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutorado em Direito pela Università degli Studi di Pavia, Itália. É professor de Direito Processual Civil dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem 26 livros publicados, sendo quatro deles no exterior (Espanha, Itália e Peru), bem como inúmeros ensaios em revistas nacionais e estrangeiras (Alemanha, Argentina, Colômbia, Inglaterra, Panamá, Peru, Portugal e Uruguai). É palestrante frequente em eventos nacionais e estrangeiros (Argentina, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Itália, Panamá, Peru e Portugal). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), do Instituto Iberoamericano de Direito Processual (IIDP) e da Associação Internacional de Direito Processual (IAPL).

É advogado militante com intensa atuação perante o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Autor dos livros Código de Processo Civil Comentado (2008), 6. ed. (2014), escrito em coautoria com Luiz Guilherme Marinoni; Novo Código de Processo Civil Comentado (2015), 2. ed. (2016), escrito em coautoria com Luiz Guilherme Marinoni e Sérgio Cruz Arenhart; Cortes Superiores e Cortes Supremas – do Controle à Interpretação, da Jurisprudência ao Precedente (2013), 2. ed. (2014); e Precedentes – da Persuasão à Vinculação (2016).

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará (2003), mestrado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2007) e doutorado em Direito Processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2011). Fox international fellow no Whitney and Betty MacMillan Center for International and Area Studies – Yale University (2008-2009) e visiting fellow no Departamento de Direito da London School of Economics and Political Science (2012). Atualmente é professora de mediação, organização da Justiça e do processo, e redação e estratégia processual na graduação e pós-graduação da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas.

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (2006).

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, mestrado em Direito Processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e doutorado em Direito Processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É livre-docente em Direito Processual na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Professor adjunto de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Coordenador do curso de pós-graduação em Direito Processual Civil do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Vice-presidente da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Paraná. Autor dos livros Tutela monitória, Tutela relativa aos deveres de fazer e de não fazer, Curso avançado de Processo Civil, Coisa julgada e sua revisão, Direito Processual concretizado, Parcerias público-privadas: um enfoque multidisciplinar (coord.) e Arbitragem e Poder Público (coord.), bem como de diversos artigos sobre Direito Processual, Constitucional e arbitragem.

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1985) e em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1984). Doutor em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo (2004), com a tese “Elementos para uma teoria do direito intertemporal no Processo Civil”. Professor doutor de Processo Civil na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e integrante do corpo docente da Escola Paulista da Magistratura. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Autor de obras e artigos diversos na área do Direito Processual Civil.

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Direito Processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Direito Processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Direito Norte-Americano (LL.M.) pela Regent University (2008). Pós-doutorando pela Universidade de Lisboa. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual e da Associação dos Advogados de São Paulo. Professor convidado do curso de pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e da Fundação Getulio Vargas de São Paulo. Parecerista ad hoc da Revista CEJ do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal. Autor das obras O objeto litigioso no Processo Civil, Governança judicial e de artigos publicados em obras coletivas e revistas especializadas.

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo, mestrado em Direito Processual pela Universidade de São Paulo e doutorado em Direito Processual na Universidade de São Paulo. Professora do programa de mestrado e doutorado da Faculdade Autônoma de Direito. Professora e coordenadora nos cursos de especialização em Direito Civil/Processual Civil e Processo Civil/Processo do Trabalho na Escola Paulista de Direito. Professora em cursos de especialização na Escola Superior de Advocacia da OAB-SP e em diversas outras instituições. Autora de obras jurídicas. Advogada orientadora no Departamento Jurídico XI de Agosto (entidade prestadora de assistência judiciária gratuita gerida por alunos da Faculdade de Direito da USP, cujas atividades configuram disciplina de extensão).

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado pela Universidade de São Paulo (2007). É professor de Direito Processual Civil e Arbitragem da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, do programa de Mestrado em Direitos Coletivos e da Cidadania da Universidade de Ribeirão Preto e colaborador do programa de Mestrado em Direito e Desenvolvimento da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Co-coordenador do curso de pós-graduação lato sensu em Direito Processual Civil da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Coordenador regional (6ª RAJ) da especialização em Direito Processual Civil da Escola Paulista da Magistratura. Membro e secretário-geral adjunto do Instituto Brasileiro de Direito Processual(IBDP). Membro e integrante do Conselho Consultivo do Centro de Estudos Avançados de Processo (Ceapro). Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr) e do grupo de estudos e debates do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais (Cebepej). Membro da Comissão Especial de Juristas do Ministério da Justiça para reforma da Lei de Ação Civil Pública (PLnº 5.139/2009). Membro do grupo de trabalho da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) para desenvolver programa de atualização da magistratura nacional acerca do Novo Código de Processo Civil (Portaria Enfam 6/2015).

Possui mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo. Foi professora de Direitos Difusos e Coletivos na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, em 2012 e 2013. Membro do Conselho da Associação dos Advogados de São Paulo.

Graduado em Direito na Universidade São Paulo, é mestre (1992) e doutor (1997) em Direito Processual Civil pela mesma Universidade. Obteve os títulos de Professor Livre Docente (2004) e Titular (2008) igualmente pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde leciona nos cursos de graduação e pós-graduação.

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1999). Laureada pela Universidade de São Paulo com o mérito de excelência acadêmica (2000). Especialista lato sensu em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Mestre em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (2007). Especialista pelo Programa Avançado de Formação da GVlaw da Fundação Getulio Vargas (2009). Doutora em Direito Processual pela Universidade de São Paulo. Membro da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP),  do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e do conselho do Centro de Estudos Avançados de Processo (CEAPRO).

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo (2005), doutorado em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo (2009) e livre-docência em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo (2016). Professor associado de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Vice-diretor de ensino do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Membro do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual.

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, mestrado em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (2006) sob a orientação do Professor Cândido Rangel Dinamarco. Cursou Direito Processual Civil italiano com o professor Andrea Proto Pisani na Università degli Studi di Firenze (2001). É autora dos livros O abuso do processo e Mídia e processo, bem como de diversos artigos jurídicos e obras coletivas. É professora e palestrante em Direito Processual Civil e Direito do Consumidor em várias instituições de ensino do Brasil e membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP).

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1991), especialização em Direito dos Contratos pelo Centro de Extensão Universitária (1994), mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (2005). É professor doutor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Professor titular de Direito Processual da Faculdade de Direito da USP desde 2006. Ingresso na carreira do Ministério Público, em 1978, aos 22 anos. Juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil do Estado de São Paulo, em 1993/2001. Desembargador aposentado Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) 2001/2011. Integrou a Comissão de Juristas encarregada de elaborar o anteprojeto do Código do Processo Civil e de rever o substitutivo da Câmara dos Deputados.

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Direito pela Università di Roma (1982). É professor titular e diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Tem experiência em Direito Processual Civil e História do Direito Processual Civil.

Possui mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais e chefe do Departamento de Direito e Processo Civil e Comercial. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Processual Civil, Arbitragem e Mediação.

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1959), mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1985). É professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: processo coletivo, políticas públicas, controle jurisdicional, solução de conflitos e código de proteção e defesa do consumidor.

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2007), mestrado em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (2012) e doutorado em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (2016). Advogada e professora de Direito Processual Civil no curso de graduação na Universidade São Judas Tadeu e de Direito Processual Civil no curso de pós-graduação do Instituto de Direito Público de São Paulo.

É mestre e doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo (USP), na qual é professor de graduação e de pós-graduação em Direito Processual Civil, e pós-doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É professor convidado dos seguintes cursos de pós-graduação: Cogeae-PUC-SP, Escola Paulista de Direito (EPD), GVlaw, Escola Superior da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo, Escola Superior do Ministério Público e Escola Superior da Magistratura. É procurador do Estado de São Paulo na capital, com atuação no contencioso cível desde 1994 e autor do livro “Princípios do processo no novo CPC” da Editora Saraiva, 2016.

Possui graduação em Direito (1988), mestrado (1.993) e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor doutor em Direito Processual Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade civil, responsabilidade do juiz, responsabilidade do Estado Juiz, irreversibilidade da antecipação de tutela, justiça desportiva.

Possui mestrado em Direito pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Membro efetivo (e secretária adjunta) do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Membro efetivo da Associação Norte eNordeste de Professores de Processo. Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia e da Faculdade Baiana de Direito. Coordenadora do curso de pós-graduação em Direito Processual Civil da Faculdade Baiana de Direito. Professora visitante de outros cursos de pós-graduação.

Possui mestrado e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo. É professor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e diretor da Rede de Pesquisa Empírica em Direito (Reed). Foi visiting scholar junto ao Center for Studies of Law and Societ da Universidade da California/Berkeley (2016) e do Global Legal Studies Institute da Universidade de Wisconsin/Madison (2010). Foi pesquisador visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA; 2009-2011) e professor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (2006-2009). Foi coeditor da Revista de Estudos Empíricos em Direito (Qualis B1). Trabalhos publicados em temas como: gestão da Justiça, reforma do Poder Judiciário, reformas da legislação processual, meios alternativos de resolução de conflitos, gerenciamento de processos judiciais, burocracia judicial, juizados especiais cíveis, controle judicial da improbidade administrativa, entre outros. Autor de Gerenciamento de processos judiciais (2010) e Negociação, mediação e arbitragem – curso básico (2011).

Possui mestrado pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado pela Universidade de São Paulo (1999) e livre-docência pela Universidade de São Paulo (2015). Pós-doutorando em Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É professor associado de Direito Processual Civil nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Processual (2016-2018), conselheiro (2016-2018) e vice-presidente (2013-2015) do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP, diretor e membro do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual Civil, membro da International Association of Procedural Law. Integrou a Comissão Especial do Código de Processo Civil de 2015 da Câmara dos Deputados. Membro da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo. Especializou-se em Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Universidade Estatal de Milão. Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo de 2004 a 2011 na Classe Jurista (substituto e efetivo).

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2001), doutorado em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2004) e livre-docência pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2011). É professor associado junto ao Departamento de Direito Processual da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo.

Possui mestrado pela Universidade de São Paulo e doutorado pela Universidade de São Paulo. Advogado. É professor universitário. Especializou-se em Direito Processual Civil na Universidade Estatal de Florença, com professor Andrea Proto Pisani. Advogado e professor em cursos de especialização em Direito Processual. Conselheiro da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). Secretário geral do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e Secretário geral da Revista Brasileira de Arbitragem (RBA).

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado (2005) e doutorado (2010) em Direito Processual pela Universidade de São Paulo e especialização em Direito Ambiental pela Universidade de São Paulo (2002). É professor no programa de pós-graduação em Processo Civil da Fundação Getulio Vargas e professor visitante em cursos de graduação, extensão e pós-graduação em Direito Processual Civil e Meios Adequados de Resolução de Conflitos.

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado pela Universidade de São Paulo (1976), doutorado pela Universidade de São Paulo (1980) e livre-docência pela Universidade de São Paulo (1986). É professor associado da Universidade de São Paulo. Atua predominantemente na área do Direito Processual Civil, com ênfase nos seguintes temas: ação civil pública, coisa julgada, ações coletivas, ação popular, súmula vinculante, acesso à justiça, interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, recurso extraordinário e recurso especial.

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo (2002), doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (2006) e pós-doutorado no Global Legal Studies Center da University of Wisconsin – Madison Law School (2015). É professora doutora em Processo Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é promotora de justiça no Ministério Público do Estado de São Paulo. Foi secretária adjunta da Secretaria de Segurança Urbana do Município de São Paulo (2013/2014). É membro do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais, do Instituto Brasileiro de Direito Processual, da Rede de Pesquisa Empírica em Direito e da Law and Society Association. É professora do curso de especialização em Processo Civil do GVlaw da Fundação Getulio Vargas – SP. Dá aula como professora convidada em cursos de especialização de diversas instituições de ensino jurídico, dentre elas Escola Superior do Ministério Público, Escola Paulista da Magistratura, Escola Superior da Procuradoria-Geral do Estado, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto) e Faculdade de Direito de Vitória. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: litigância de massa, controle judicial de políticas públicas, ação civil pública, ação de improbidade administrativa, ação popular e condições da ação.

Possui graduação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980), mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e livre-docência em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). É professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na advocacia, com ênfase em Direito Processual Civil.